Um jogo de bola num fim de semana é algo normal. Porém só com jogadores com 60 anos ou mais, correndo em todo o campo como se tivessem 30 anos, é algo a ser destacado. Pois foi isso que aconteceu recentemente com atletas da terceira idade de equipes de Videira e Joaçaba.
A prática esportiva ou do exercício físico é algo muito importante para o corpo humano. Essa teoria se comprova quando você percebe pessoas com mais de 60 anos praticando algum tipo de esporte e até mesmo jogando futebol. O jogo aconteceu no dia 25 de junho, um domingo, na comunidade do Rio das Pedras, interior de Videira, Meio-Oeste de Santa Catarina. Uma partida amistosa de futebol envolveu atletas com mais de 60 anos.
Fundado em 2020, os amigos da Bola da cidade de Joaçaba e tem como principal objetivo reunir os praticantes daquele município para realizar amistosos pelo país. Desta vez, a única diferença é que o diretor da equipe, Amauri Piovezan, inovou reunindo atletas onde o mais jovem tinha sessenta anos, para um compromisso na cidade de Videira. O anfitrião foi o Grêmio da Penha, que também foi formado com atletas com 60 anos e acima.
E os atletas ainda deram um show de disposição. O jogo foi de grande movimentação, onde os Amigos da Bola levaram a melhor vencendo o confronto pelo placar de 3 a 1. Mais importante que o resultado foi a lição deixada pelos vovôs da bola, de que para prática esporte não tem idade e sim força de vontade aliada a uma boa saúde.
Amauri comenta que sua equipe é formada por atletas de 13 municípios.
Piovezam explica quando e por que foi montado o Amigos da Bola.
Orildo Motta, atleta e diretor do Grêmio da Penha, comenta o que o jogo representa.