Um princípio de rebelião provocou grande movimentação das forças de segurança na cidade de Videira. O fato foi registrado na noite de sábado (01) na Unidade Prisional Avançada (UPA) na Linha Scussiato, próximo ao bairro Alto da Boa Vista e da rodovia SC-135. A situação foi controlada sem maiores problemas ainda no período da noite.
A Polícia Militar de Videira emitiu uma nota com os detalhes da ocorrência. De acordo com o que foi informado oficialmente, guarnições da Polícia Militar de Videira foram acionadas para deslocar até a UPA, onde havia informações de um princípio de rebelião no local. Também houve acionamento do Tático do 15° BPM.
Quando as guarnições chegaram ao local, no portão do referido presídio, encontraram os detentos extremamente alterados, gritando nas celas, ameaçando os agentes e forçando as grades para uma possível fuga.
Em razão do perigo imediato de fuga e de por em risco a integridade física de todos os presentes houve a primeira intervenção por parte dos policiais penais, com o apoio da guarnição da ROCAM. Segundo a nota foram utilizados instrumentos de menor potencial ofensivo, como gás de pimenta e disparos de munição menos letal, o que controlou a situação.
De acordo com a direção da UPA, diferente do que vem sendo comentado nas redes sociais, não houve feridos. Apenas um detento que já tem problemas de saúde, devido ao ocorrido, precisou ser atendido e levado ao hospital, mas nada relacionado a rebelião.
A PM informou ainda que foi acionada pela direção da UPA após os presos iniciarem a rebelião gritando nas celas frases de organização criminosa, dizendo que “que mandavam no local”. Logo após, começaram a instigar os demais presos a forçar as grades e tentar uma evasão em massa do local.