Rádios RBV

Menu

Chacina de Saudades: jovem que matou 5 pessoas em creche vai a júri nesta quarta

Réu está preso desde 4 de maio de 2021, quando houve o ataque que deixou três crianças menores de 2 anos e duas educadoras mortas

Fonte:
G1

O jovem acusado de matar três crianças e duas professoras em uma creche em Saudades, no Oeste catarinense, em maio de 2021, começa a ser julgado nesta quarta-feira (09). O homem também responde por 14 tentativas de homicídio.

A chacina foi cometida na manhã do dia 4 de maio de 2021 em Saudades, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes. O jovem, que tinha 18 anos na época, invadiu a Escola Infantil e Berçário Pró-Infância Aquarela com uma adaga e deu golpes em várias pessoas que estavam no pátio e nas salas da unidade. No ataque, morreram duas professoras (Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos; e Mirla Amanda Renner Costa, de 20 anos) e três crianças (Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses; Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses; e Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses).

Um outro bebê, Henrique Hübler, de 1 ano e 8 meses, levou vários golpes no rosto e chegou a ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas sobreviveu. Após o ataque, o autor tentou tirar a própria vida e foi levado em estado grave para um hospital da região, sobrevivendo também. O jovem recebeu alta no dia 12 de maio e, do hospital, foi levado direto para o presídio.

- Publicidade -

Na época, o delegado responsável pelo caso, Jerônimo Marçal, definiu o autor do massacre como “um rapaz problemático e introspectivo”, que sofria bullying na escola, maltratava animais, passava muito tempo em casa e não gostava de socializar. O delegado também classificou as duas professoras mortas como “heroínas”, já que, após serem atacadas, conseguiram impedir que o jovem chegasse a outras salas.

De acordo com a investigação, o jovem não tinha um “motivo específico” para atacar a escola, mas possuía um “ódio generalizado” e queria descarregá-lo em alguém. A escolha pela creche foi por causa da fragilidade das vítimas. O crime teria sido planejado por 10 meses.

Julgamento

Em outubro de 2022, a Justiça de Santa Catarina determinou que o jovem fosse a júri popular por cinco homicídios consumados e 14 tentados, todos qualificados por motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. O julgamento será na Comarca de Pinhalzinho, cidade vizinha à Saudades.

Os advogados do autor do massacre chegaram a tentar mudar o local do julgamento, já que, segundo a defesa, “Pinhalzinho é município pequeno, em que todos os munícipes se conhecem e todos sabem o que aconteceu, além de que boa parte das pessoas que compõem a lista dos jurados tem a mesma profissão que algumas das vítimas, o que as torna parciais.”

A decisão foi negada por desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que alegaram que o caso teve repercussão internacional e, por isso, “todo mundo sabe o que aconteceu, em todo lugar”. O julgamento está previsto para começar às 8h30 desta quarta-feira (9).

Foto: Divulgação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Desfile em Brasília reúne autoridades, atletas e homenageia o RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, às...

Incêndio em veículo mobiliza Bombeiros em Monte Carlo

Na tarde deste sábado, 7, às 17h18, o Corpo...

Acidente da Voepass: sistema de degelo teve falhas, diz Cenipa

O sistema de degelo do ATR-72 da Voepass que...

Lula demite Silvio Almeida após denúncias de assédio sexual

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana quente

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Mais Lidas da semana

SC terá frio, geada e chuvas nos próximos 3 meses

Santa Catarina se prepara para um trimestre variado em...

Homem é morto com golpe de faca em Caçador

Um homem foi morto com um golpe de faca...

Comércio da região altera funcionamento no feriado

O próximo sábado, 7 de setembro, é feriado nacional...

Ônibus da dupla João Neto & Frederico sofre acidente

Na madrugada desta sexta-feira (06), um ônibus da dupla...

Celesc esclarece problemas após implementar novo sistema comercial

A Celesc divulgou um comunicado oficial em resposta ao...

Outros Tópicos Interessantes