Uma queda de energia por todo o país pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta terça-feira (15). O apagão nacional ocorreu por volta das 8h40 e os internautas, de Norte a Sul, não demoraram a ir às redes sociais para relatar a falta de luz. Em algumas cidades, o blecaute durou apenas alguns minutos, enquanto outras seguem bastante afetadas.
Somente em Santa Catarina, às 8h56, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão. A região mais afetada foi o Oeste, onde ocorreu o maior número de desligamentos acidentais por área.
O número de unidades sem luz caiu 20 minutos depois, quando cerca de 469 mil residências continuavam sem luz por causa do apagão. Às 9h30, 236 mil unidades consumidoras seguiam sem energia no Estado.
Entenda a causa do apagão
A Celesc informou ao portal ND+ que o problema ocorrido foi um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.
Na prática, é um “corte de energia” para aliviar o sistema nacional.
Ministério de Minas e Energia divulga nota
Ministério de Minas e Energia se manifesta sobre o apagão que atingiu diversos estados e o DF na manhã desta terça. “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, afirmou.