Matos Costa se mobiliza para arrumar a Estrada da Paca. O apelido é dado a rodovia estadual SC-462 que liga o município de Matos Costa no Meio Oeste de Santa Catarina a General Carneiro, no Sul do Paraná, sendo importante rota para o escoamento da produção agrícola, e que segue com problemas de trafegabilidade devido a má conservação da estrada que ainda é de chão.
A Prefeitura de Matos Costa estava esperando um repasse de R$ 300 mil do Governo do Estado para a compra de pedras britas. No entanto como os recursos ainda não foram liberados e o prefeito Paulo Camargo buscou a Câmara de Vereadores para que o município pudesse com recursos próprios promover melhorias na estrada, que é de responsabilidade do Estado.
Veja também
94% das obras de infraestrutura estão com prazo expirado ou andamento comprometido
Previsão do Tempo: Chuva não dá trégua em toda Santa Catarina
Suspeita de praticar homicídio em Caçador é presa em Mafra
Além disso, observando a necessidade imediata de reparos, o prefeito Paulo Camargo foi pedir auxílio na comunidade, já conseguindo cerca de 250 toneladas de pedra brita por meio de contribuições de empresários, políticos, agricultores, comerciantes, entre outros. A ação é considerada um fato inédito para o município, enquanto todos esperam a pavimentação da Estrada da Paca pelo Governo do Estado.
“Estamos com as máquinas trabalhando nos pontos mais críticos com a autorização dos vereadores, pois não podemos mais realizar um trajeto de quase 17 quilômetros levando cerca de 1 hora e 15 minutos. Esse nosso trabalho é para dar segurança a todos, pois é o nosso povo que usa essa estrada e mesmo ela sendo estadual, temos que fazer algo. Queremos agradecer aos vereadores que aprovaram nosso pedido para as obras, e a cada cidadão que contribuiu com as pedras britas, não importando a quantia, pois tudo é bem vindo”, declarou o prefeito de Matos Costa.
O trecho mais crítico e que necessita de atenção imediata para que o fluxo de veículos não seja prejudicado, compreende cerca de 3 quilômetros dos 17 totais que ligam uma cidade a outra. O trecho é conhecido como Serra da Paca. No entanto, somente o patrolamento não viabiliza o trajeto, que pode piorar conforme a chuva. Por isso são necessárias as pedras britas para compactar o solo, além da abertura de novas valas para escoamento da água.
Enquanto não chega o asfalto
Paulo Camargo salienta que as doações feitas agora pela população servem para amenizar a situação do ponto mais crítico da SC-462 ou Estrada da Paca, mas que ainda aguardam pela liberação dos R$ 300 mil do Governo do Estado para a compra das pedras britas para todo o trajeto, o que ocupará cerca de 6 a 7 mil toneladas do material.
“Vamos continuar solicitando estes recursos para a compra das pedras e assim poder nivelar todo o trecho, para darmos segurança e condições para que todos passam transitar por aqui. E seguimos aguardando o dia em que o governador irá liberar a pavimentação da rodovia, pois nosso sonho é ver o asfalto chegar aqui”, disse o prefeito.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: