A previsão de chuva mantém os municípios catarinenses em alerta. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informou que até a tarde desta quinta-feira (05) havia atendido a 131 ocorrências relacionadas às chuvas. O trabalho visa proteger a população e resolver transtornos causados pela precipatação intensa e volumosa que atingem Santa Catarina desde a terça-feira (03).
Veja também
Previsão do Tempo: Santa Catarina pode ter temporais
Chuvas em SC: sobe para 54 o número de municípios com registros de ocorrências
As cidades que mais registraram ocorrências foram Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul. Os alagamentos e a retirada de pessoas ilhadas são os atendimentos mais recorrentes.
Ibiam
Outra cidade que sofreu com as chuvas foi Ibiam, no Meio-Oeste catarinense. O município sofreu vários estragos após uma enxurrada ocorrida na madrugada de quarta-feira (04). Rua foram alagadas, casas inundadas e moradores tiveram que ser realojados. Por conta disso, o prefeito Juarez Trevisol precisou decretar situação de emergência.
Videira
Apesar de pontuais, alguns estragos também foram registrados no município de Videira. Todavia, Luiz Gabriel Fianco, Coordenador Municipal da Defesa Civil, explica que o mais importante é manter o alerta para a previsão de chuva que persiste.
Alerta: previsão de chuva persiste
A previsão de chuva persiste e indica maior volume entre sexta-feira (06) e domingo (08), portanto a população deve ficar atenta, alerta o CBMSC. O alerta está relacionado principalmente ao fato de o solo estar encharcado, o que pode causar deslizamentos de terra caso volte a chover.
Em uma nota, a instituição informou que todas as equipes especializadas do CBMSC, as Forças-Tarefa, estão em estado de sobreaviso, garantindo agilidade no acionamento, quando necessário. Também é orientado que, em caso de emergência, o CBMSC deve ser acionado pelo telefone 193. Já a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam em alerta com a previsão de mais chuva que deve ocorrer até o fim de semana. O Coordenador Regional da Defesa Civil, Paulo César Gaiovis, e o Capitão Ian Triska, Comandante da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar relatam os problemas já enfrentados e como estão se preparando.