Rádios RBV

Menu

Defesa Civil Regional monitora os municípios e alerta moradores

Os rios seguem subindo e a previsão é de que mais chuva forte chegue na madrugada e manhã de domingo

Fonte:
Redação/PortalRBV

A Defesa Civil Regional monitora os municípios e alerta moradores conforme os dados meteorológicos vão chegando e cumprindo a risca o que estava previsto quanto as chuvas para a região.

Veja também

Rio do Peixe entra em nível de alerta

- Publicidade -

Governador reúne força-tarefa para pronta resposta em SC

O coordenador regional Paulo César Gaiovis, explica que houve grande volume de chuva no final da tarde de sexta-feira em pontos da região, inclusive com precipitação de granizo atingindo Pinheiro Preto, quedas de árvores e interrupção da energia elétrica em pontos de Videira, em Fraiburgo alagamentos que seguiram acontecendo neste sábado, entre outros.

Ele destaca o nível de organização das Prefeituras junto às coordenadorias municipais de Defesa Civil e a integração com os demais órgãos de segurança como Bombeiros e Polícia Militar, todos atuando juntos em cada município.

“No amanhecer de sábado uma chuva torrencial chamou novamente a atenção com pontos de alagamento gerando transtornos. Em Videira o rio e córregos começaram a subir rapidamente, assim como no distrito de Rio das Pedras. Caçador também possui um nível elevado do rio e Ibiam que já havia sido afetada durante a semana está com elevação do nível da água novamente”, explica Gaiovis.

O coordenador adverte que durante a tarde e noite deste sábado a chuva diminui mas o nível dos rios continuará subindo já que toda a bacia da região foi atingida. Ressalta que por volta do meio-dia de domingo existe a previsão de que o tempo melhore na região da Amarp. No entanto, deve-se ficar atento a madrugada e manhã deste domingo.

 “Para o madrugada e amanhecer deste domingo a chuva volta e o alerta é principalmente para quem mora em áreas de risco, para que observem o nível dos rios e se previnam, podendo ter tempo de fazer a retirada de móveis das residências e mercadorias dos comércios que podem ser afetados. Isso de maneira preventiva. Sabemos que poderá haver gastos com o transporte destes bens, mas evitasse perde-los para um alagamento que possa acontecer. É importante que a famílias se organizem para a saída de suas casas, procurando abrigo em familiares, amigos ou apoio da Defesa Civil”.

Todas as equipes municipais da Defesa Civil estão a disposição e o Centro Integrado de Operações da Defesa Civil em Florianópolis está atuando 24 horas assim como todos os órgãos do Estado.

Áreas de encostas

Pede-se também as moradores de áreas de encostas, que fiquem atentos aos muros de contenção de suas moradias, assim como barrancos e árvores inclinadas, já que com o solo encharcado há dias, os deslizamento podem ocorrer com mais facilidade.

“Uma orientação é retirar os quartos de cômodos que ficam perto dos barrancos ou muros, e procurar dormir em locais da residência mais distantes quando for possível”.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Queda de árvore de 20 metros destrói casa em Videira

Queda de árvore de 20 metros destrói casa em...

Feira do Livro e Ônibus do Saber incentivam a leitura em Macieira

No dia 07 de maio, o pátio do Clube...

Estudantes de Calmon recebem kit completo de uniforme

Os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Calmon...

Cascão, da Turma da Mônica, entra na água pelo RS

Cascão, da Turma da Mônica, entra na água pelo...

Mais Lidas da semana

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Homem morre ao cair de pinheiro em Macieira

Um homem de 54 anos morreu no final da...

Barragem 14 de julho rompe e deixa cidades gaúchas em alerta

Barragem 14 de julho rompe e deixa cidades gaúchas...

Homem morre com tiro no peito em Iomerê

Homem morre com tiro no peito em Iomerê neste...

Outros Tópicos Interessantes