Rádios RBV

Menu

Scoundrel Days, o álbum que expressa a verdadeira face do A-ha

Tão bom quanto seu antecessor e, mais maduro, o segundo disco da banda norueguesa foi concebido em dois momentos e países distintos

Fonte:
Redação/PortalRBV

No quadro “Biografia” do sábado, 07/10/23, abordei a história do álbum Scoundrel Days, da banda norueguesa A-ha. Lançado em 6 de outubro de 1986, foi o segundo álbum da banda e também de maior sucesso, vendendo cerca de seis milhões de cópias em todo o mundo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Quem nunca ouviu “Hunting High and Low”? Ou, então, “Take on Me”? Pois é, esses são dois dos maiores clássicos dos garotos nórdicos, A-ha. Músicas quentes, de um disco fantástico, que alcançaram enorme sucesso. Já Scoundrel Days (embora lançado apenas um ano depois), apresenta a verdadeira essência da banda, sons maduros, produções não tão preocupadas em agradar o mainstream e muito mais personificado com o que eram seus integrantes naquele momento.

- Publicidade -

Manhattan Skyline é uma prova disso, a música começa despretensiosa, com o teclado acompanhando o vocal bem melancólico, mas logo após os 50 segundos vem uma virada fantástica (quem não está esperando, cai da cadeira), e assim a canção se transforma em uma das mais fabulosas desse disco.

Veja também

Banda Hardways tocou sua “sonzeira” autoral no 92 In rock

Quatro décadas do segundo álbum da polêmica banda Mötley Crüe    

Alive! Primeiro disco ao vivo da banda Kiss completa 48 anos

Já The Swing of Things é quase completamente eletrônica e é uma excelente opção para apresentar os anos 1980 para alguém que não esteja habituado com a cultura da época. Essa canção mostra muito do que ocorria nas casas de show e baladas do continente europeu em 1986.

Cry Wolf é a minha favorita e, com certeza, a mais conhecida desse estupendo disco. Na tradução do inglês, Cry Wolf, que é uma expressão, quer dizer “pessoa que chora à toa”, “aquele que conta muitas mentiras, quando fala a verdade, ninguém acredita”, “pessoa dramática”. De forma metafórica a canção conta essas histórias e, assim, se transformou em um dos maiores singles da década.

Uma grande curiosidade é que o álbum foi concebido em duas partes, uma durante a turnê do primeiro disco da banda, que são basicamente as cinco primeiras músicas do disco. Já as restantes foram compostas, produzidas e gravadas na Austrália, após o fim da turnê. E essa divisão fica bem clara para ouvidos atentos que percebem a transição de canções bem trabalhadas, para outras mais apressadas.

A capa do disco, assim como a música The Swing of Things, ilustra muito bem a década de 1980. Uma paisagem em tom esverdeado, com as nuvens próximas ao solo, uma foto da banda do lado superior direito com a imagem do vocalista em primeiro plano e dos outros membros logo em seguida. O nome da banda e do disco estão escritas de forma discursiva. Tudo bem ao estilo disco de vinil.

A banda caracterizou-se por tocar um estilo chamado Synth Pop, aquele cheio de teclados, bem ao estilo dos anos 1980. E quem gosta de A-ha, gosta de verdade, e com razão, pois é um pop rock muito do bem feitinho. Realmente a banda foi uma brisa de vento fresco naquela conturbada década onde bandas como Mötley Crüe, Guns n’ Roses, Skid Row, Poison e WASP pareciam dominar a cena com seus belos cabelos longos e guitarras “barulhentas”.

Resenha do álbum Scoundrel Days, da banda norueguesa A-ha – por Gionei “Pollenta” Cambruzzi Fhynbeen, Jornalista, Locutor e Produtor da Rádio 92 FM de Caçador. Apresentador do Programa 92 In Rock que vai ao ar todos os sábados das 18h às 20h na emissora.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem de Lebon Régis morre em acidente em Caçador

Um grave acidente no início da madrugada deste sábado...

Polícia apreendem mais de 500 kg de maconha no Oeste catarinense

Na madrugada deste sábado (21), cerca de 512 quilos...

Motorista fica ferido após capotamento entre Campos Novos e Tangará

Um acidente na SC-135 entre Campos Novos e Tangará...

Polícia Militar de Videira flagra tráfico de drogas

Na tarde de sexta-feira (20) as guarnições de Rádio...

Produtos eletrônicos são apreendidos em Campos Novos

Um veículo Cobalt, com placas de Lages, foi parado...

Mais Lidas da semana

Morre a mulher que teve 70% do corpo queimado

A mulher foi identificada como Luana Rodrigues da Silva,...

Colisão entre carreta de Ibicaré e carro deixa três mortos

Na última tarde de sexta-feira (13), por volta das...

Carro pega fogo na rodovia SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio das Antas...

Julgamento de acusados da morte de policial tem data marcada

O júri popular de oito réus acusados de envolvimento...

Capotamento em Tangará deixa uma pessoa ferida

Uma Ford Ranger com dois ocupantes capotou na manhã...

Outros Tópicos Interessantes