O temporal que atingiu a região Meio-Oeste entre a tarde de segunda (16) e a manhã de terça-feira (17) deixou 5 mil unidades consumidoras sem energia elétrica. Os municípios mais afetados foram Videira, Fraiburgo, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Arroio Trinta, Salto Veloso, Macieira, Timbó Grande, Calmon e Matos Costa.
O gerente regional da Celesc, Daniel Motta Fernandes, explica que as equipes ainda trabalham para reparar os estragos causados na rede pelo evento climático. “Iniciamos a semana com a passagem de uma forte massa de instabilidade que ocasionou diversos transtornos e prejudicou o nosso fornecimento de energia elétrica. Chegamos a 5 mil unidades consumidoras sem energia na noite de segunda-feira e de uma forma intensiva nossas equipes vêm atuando para reduzir esse número”.
Ele comenta que já foram atendidas até o momento mais de 320 ocorrências, “Atualmente, restam cerca de 60 ocorrências para ser atendidas. Da mesma forma, estamos com 15 ocorrências de manutenção pesada aguardando atendimento, sendo que duas delas com risco a terceiros, onde tem cabo partido e poste quebrado. Estamos com 11 equipes de atendimentos emergenciais com camionetes, equipes realizando levantamento, reparo e reestabelecimento da energia, bem como quatro equipes de manutenção pesada, uma em Arroio Trinta, uma em Pinheiro Preto, uma equipe em Videira e uma equipe em Caçador, realizando os reparos, substituição de poste, emenda de cabo e retirada de vegetação da rede.
No início da manhã desta quarta-feira (18), os municípios mais afetados com falta de energia eram Videira, Caçador, Rio das Antas, Arroio Trinta e Timbó Grande, totalizando 192 unidades consumidoras sem energia, ainda. “Sendo assim, as equipes da Celesc continuarão de forma intensiva nessa quarta-feira atendendo as ocorrências e buscando a regularização do fornecimento de energia. Atualmente, nossa previsão é que até o final da tarde dessa quarta-feira, praticamente 100% do nosso sistema esteja reestabelecido”. Por volta das 16 horas desta quarta-feira (18), apenas 26 unidades consumidores estavam sem energia por conta de desligamento acidental.
Além disso, Daniel enaltece o trabalho dos eletricistas e do corpo técnico da Celesc. “As equipes não têm medido esforços para minimizar os impactos dessa última tempestade que passou pela região. Lembro a todos que, por questão de segurança, considere sempre a rede de distribuição elétrica energizada, evite se aproximar de cabos partidos e de árvores caídas sobre a rede e aguardem a chegada da equipe da Celesc. Em caso de emergência ou falta de energia, procure um dos canais de atendimento, pelo 0800-480-0196, pelo site www.celesc.com.br ou o aplicativo da Celesc. ”, orienta.
Portal RBV nas redes sociais