A colheita do pêssego está aberta em Arroio Trinta desde a manhã da última sexta-feira, 20. O evento foi realizado em uma parceria entre prefeitura, agência de turismo e produtores, contando com público que foi convidado a experimentar um turismo de imersão.
Mantida pela família de Bortoli, a propriedade de mesmo nome foi escolhida para recepcionar os convidados. O espaço contou com apresentações artístico-culturais e um merendim, refeição tipica da cultura italiana.
Arroio Trinta é reconhecida como a Capital da Cultura Italiana em Santa Catarina, por isso, em todos os momentos, a história dos imigrantes eram relembradas.
Colheita do pêssego é aberta em Arroio Trinta
Iria de Bortoli, proprietária do espaço, afirmou que o momento foi especial para a história da sua família. “Podiam ter escolhido outro local, mas fomos agraciados com esta oportunidade. Para nós é de suma importância, pois vai divulgar para toda a região que espera ansiosa pela safra do pêssego”.
O alimento tem grande importância para a economia de Arroio Trinta. Sendo assim, a prefeitura, em parceria com entidades culturais, resolveu investir em turismo de experiência.
Whelinton Godinho, secretário de Cultura e Turismo, afirmou que os turistas da região sudeste e também do estado do Paraná, são os que mais procuram a cidade.
“Então a gente profissionalizou os produtores de pêssego, para receber e ter mais um atrativo turístico no município. […] Arroio Trinta sempre foi destaque na preservação da cultura desde 1993 na grade curricular está presente o ensino da língua italiana”.
Granizo deve afetar colheita de pêssego
O início da última semana foi marcado pela passagem de um forte temporal pela região, que em Arroio veio acompanhado por granizo. Algumas propriedades produtoras de pêssego foram atingidas, tendo em média de 20% da produção afetada.
Alcedir Felchilcher, prefeito do município, afirmou que mesmo com a passagem da tempestade a expectativa é de uma boa produção das frutas de caroço nesta temporada. “Com certeza vai ter a colheita da uva pela frente, além do pêssego, da ameixa e do caqui”.
A propriedade de Bruno Cividini, que também fez parte do evento, teve o seu cultivo atingido. O produtor afirmou que além do granizo, o que preocupa é as chuvas, que não devem deixar as frutas tão adocicadas. “Teve uma perca em torno de uns 20 a 30% de fruta e o resto acabou danificando”. A expectativa de Cividini é de que o sol se faça mais presente para que os produtos possam ser melhor degustados.
Arroio Trinta receberá colheita da uva no fim de ano
Nos próximos meses o município sediará ainda a abertura da temporada da colheita da Uva com um evento a ser realizado em uma vincula de Arroio Trinta.