Rádios RBV

Menu

Saúde mental e o trabalho do psiquiatra

Saúde mental em um mundo cada vez mais acelerado merece atenção e cuidado profissional para manter o equilíbrio, a resiliência e o bem-estar.

A saúde mental em um mundo cada vez mais acelerado merece atenção e cuidado profissional para manter o equilíbrio, a resiliência e o bem-estar. Na busca por compreender e abordar as complexidades da saúde mental na contemporaneidade, conversamos com a Dra. Karen Pivetta, médica psiquiatra formada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e especializada pelo Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina em Florianópolis.

O trabalho do profissional da psiquiatria

O psiquiatra tem como primeira formação a medicina geral, e em seguida ele cursa uma residência. Assim, o profissional realiza uma especialização para atuar na psiquiatria. Ao ser formado em medicina, o psiquiatra consegue realizar uma avaliação mais abrangente no paciente. O médico psiquiatra ajuda os pacientes na cura ou no alívio de sofrimentos psíquicos através do diagnóstico e tratamento de distúrbios mentais, como transtornos do humor (depressão, ansiedade, bipolaridade), esquizofrenia, demência, etc.

Há um estigma na sociedade associado ao trabalho do psiquiatra, frequentemente relacionado à ideia de que seu papel se resume a receitar medicamentos, o que não é verdade. No entanto, Dra. Karen enfatiza a importância de uma avaliação detalhada, explorando traumas, situações de vida e a presença de patologias. “Acaba sendo muito simplista fornecer só fármacos. A psiquiatria envolve pensamentos e emoções, sendo crucial uma avaliação completa do paciente”, ressalta ela.

Veja também

Saiba qual o tempo para transplante cardíaco em SC

Sintomas e autoexame ajudam a identificar tumores de cabeça e pescoço

Saúde mental: quando procurar ajuda profissional

A Dra. Karen destaca a importância de buscar ajuda profissional diante de sofrimentos contínuos e, muitas vezes, silenciosos. “O sofrimento emocional faz parte da vida das pessoas, mas existem aspectos que podem ser contínuos e não saudáveis”, alerta. Dificuldades de concentração, distúrbios no sono e persistentes padrões negativos podem indicar a necessidade de avaliação profissional.

A profissional da saúde mental ressalta que a psiquiatria vai além do fornecimento de medicamentos, envolvendo a compreensão profunda dos pensamentos e emoções do paciente. “A angústia nem sempre é saudável, e como profissional, o psiquiatra realiza uma avaliação completa”, afirma Dra. Karen.

Em um mundo onde o equilíbrio emocional é crucial, a Dra. Karen Pivetta destaca a importância de buscar ajuda quando necessário e quebrar estigmas associados à saúde mental. Sua abordagem holística reflete a essência de uma psiquiatria que se preocupa não apenas com a prescrição, mas com a compreensão e o cuidado integral do indivíduo.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rio das Antas e Fraiburgo se destacam em ranking da Sala do Empreendedor

O Sebrae/SC divulgou o ranking estadual das Salas do...

Sobrevivente de 61 socos emociona na Câmara de Natal

Juliana Garcia dos Santos Soares, de 35 anos, foi...

Mais Lidas da semana

Celesc terá reajuste de 13,53% na conta de luz a partir de 22 de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) oficializou, na...

Bebê vítima de agressão morre na UTI em Joaçaba

Na noite de quarta-feira (20), uma bebê de apenas...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com nebulosidade e chuva em boa parte do Estado

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

De calcinha preta e peruca loira, pastor é flagrado novamente em “investigação” pelas ruas

O pastor Eduardo Costa voltou a causar repercussão nas...

Outros Tópicos Interessantes