Rádios RBV

Possível tornado causa estragos em municípios do Meio-Oeste

Comunidades do interior do município de Rio das Antas registraram um rastro de destruição pelo fenômeno com características de um tornado.

Fonte:
Portal RBV

Um possível tornado atingiu comunidades do interior no município de Rio das Antas, Meio-Oeste catarinense, por volta das 15 horas desta terça-feira (28). Vários moradores registraram estragos em construções, pomares e estradas por conta do fenômeno, mas não houve registro de pessoas feridas. A prefeitura de Rio das Antas, com auxílio do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, atua no auxílio aos moradores e na desobstrução de estradas que foram bloqueadas por conta da queda de várias árvores.

As comunidades mais atingidas foram Salto Rio das Pedras e São Luiz. Além de várias árvores, como araucárias e eucaliptos, que foram arrancadas pela raiz ou quebradas ao meio, muitas construções foram danificadas. O vento arrancou telhados, derrubou construções, estufas de hortaliças e até chiqueirões foram danificados deixando animais expostos. Inclusive, empresas de integração precisaram realizar o recolhimento de suínos após o alojamento ficar destruído.

A propriedade da família Ferronatto, na localidade do Salto Rio das Pedras, foi uma das mais atingidas. O vertical de suínos sofreu grandes estragos. Um paiol e um barracão também foram atingidos e destelhados. Praticamente todas as frutas do pomar da família foram derrubadas pelo vento. Os pêssegos já estavam em ponto de colheita.

Possível tornado

A reportagem do Portal RBV conversou com o meteorologista Leandro Puchalski sobre a possibilidade de a localidade ter sido atingida por um tornado. De acordo com as imagens, Puchalski pondera que não é tão fácil determinar exatamente o que aconteceu e que existe uma série de fatores utilizados para classificar cada tipo de fenômeno. Além disso, várias coisas podem provocar um vento mais forte e causar destruição, afirma.

Todavia, existe sim a possibilidade de os estragos terem sido causados por um tornado de fraca intensidade, pois o fenômeno possui alto poder de destruição. Entretanto, são necessárias mais evidências para afirmar a ocorrência de um tornado.

Em um vídeo é possível ver uma espécie de espiral, mais fina na parte que toca o solo e abrindo em forma de cone na direção do céu. Essa seria uma das características de um tornado, mas existem outras características importantes em um fenômeno desses, como árvores quebradas, telhas de zinco retorcidas, às vezes na mesma localidade de um lado tem destruição e do outro não, etc.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com maior nebulosidade

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Carro capota e cai em ribanceira de 40 metros em Água Doce

Na manhã desta terça-feira, 20 de maio de 2025,...

AMPE propõe criação de Centro de Inovação em Caçador

A Associação das Micro e Empresas de Pequeno Porte...

Anvisa proíbe duas marcas de azeites após detectar irregularidades nos rótulos

Na terça-feira, 20 de maio, o governo determinou a...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Justiça condena deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com maior nebulosidade

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Cheiro de roupa de lavanderia: 5 macetes para deixar suas peças com o mesmo perfume

Nada como abrir o guarda-roupa e sentir aquele aroma...

Outros Tópicos Interessantes