Rádios RBV

Deputado Cobalchini tem dois projetos aprovados em comissão

Uma proposta concede gratuidade para segunda via de documentos aos idosos e outra estabelece que o SUS priorize a compra de alimentos de pequenos produtores rurais

Fonte:
Assessoria

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB/SC) teve dois projetos, que estão sob sua relatoria, aprovados na Comissão de Constituição e Justiça, nas reuniões da terça (28) e quarta-feira (29/11).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Uma proposta concede gratuidade para segunda via de documentos aos idosos (PL nº 196/2019) e a outra estabelece que o SUS priorize a compra de alimentos de pequenos produtores rurais, da agricultura familiar (PL nº 3663/20).

Segunda via gratuita de documentos de idosos

A gratuidade será possível para todos os documentos de identificação pessoal dos idosos e ficará condicionada à apresentação de boletim de ocorrência e à solicitação da segunda via do documento no prazo de 60 dias contados da data de comunicação de perda, extravio ou de ocorrência do furto ou roubo, conforme o caso.

Veja também

Nova Casa de Passagem é entregue pela Prefeitura de Caçador

Dia da Consciência Negra: Vai à sanção o projeto que torna a data feriado nacional

Governo do Estado realiza mutirão da carteira de identidade

Cobalchini explica a relevância da proposta: “Sabemos que os idosos, costumeiramente, precisam apresentar documentos de identificação, até mesmo para comprovar a idade e acessar benefícios. Além das dificuldades que já enfrentam, muitas vezes, ficam vulneráveis aos criminosos, devido à diminuição das capacidades, naturais do avançar da idade”.

“É um apoio aos idosos, que, em sua grande maioria, são aposentados ou pensionistas, contando com poucos recursos financeiros para prover o seu próprio sustento e de suas famílias, tendo dificuldade para arcar com os custos para obter a segunda via de documentos”, complementa o catarinense.

Benefício aos pequenos agricultores e pescadores artesanais

Também sob a relatoria do deputado federal Valdir Cobalchini(MDB/SC), foi aprovado na CCJ, a determinação de que o Sistema Único de Saúde(SUS) priorize a compra de alimentos da agricultura familiar e pescadores artesanais.

De acordo com Cobalchini: “O projeto representa uma oportunidade de fortalecer o agro, com retorno positivo para toda a sociedade, incrementando a renda das famílias de agricultores, que poderão plantar mais e, consequentemente, vender mais”.

“Tendo em vista a grandiosidade do orçamento do SUS, esse projeto representa qualidade de vida para os mais de 5 milhões de pequenos produtores rurais e para os pescadores artesanais, que hoje são mais de 1 milhão no Brasil e 42 mil em SC. Hoje, grande parte do agronegócio catarinense está baseado nas pequenas propriedades rurais, que são 78% dos estabelecimentos agropecuários”, acrescenta.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem morto em acidente em Pinheiro Preto é identificado

Foi identificado como Abel Artur Danielli, de 19 anos,...

Motociclista sofre fraturas graves após colisão em Lebon Régis

Um motociclista de 38 anos ficou gravemente ferido após...

Brigadista leva justa causa por convidar colega para ir ao motel

A Justiça do Trabalho manteve a demissão por justa...

SC-350 entre Caçador e Lebon Régis recebe pintura após ação do MPSC

A rodovia SC-350, que liga os municípios de Caçador...

Justiça absolve mãe acusada de agredir filha em Tangará

A Justiça absolveu uma mãe acusada de agredir a...

Mais Lidas da semana

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-280

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com sol no final de semana

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Bolsonaro cancela visita a SC e entra em repouso por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou o compromisso que...

Mulher de 35 anos que morava em Caçador está desaparecida

A família de uma moradora de Caçador está em...

Conta de luz mais cara: bandeira vermelha segue em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que...

Outros Tópicos Interessantes