Rádios RBV

Menu

Cobra de três metros invade casa em Santa Catarina

Ainda não se sabe como a espécie píton birmanesa foi parar na residência

Fonte:
NSC

O ano de 2024 começou com uma visita inusitada para moradores de uma casa do bairro Estrada das Areias, em Indaial. Na manhã desta segunda-feira (1º), eles se depararam com uma cobra de aproximadamente três metros de comprimento, que surgiu no portão da residência e impressionou pelo tamanho e exotismo. Natural da Ásia, a espécie é conhecida como píton-birmanesa e é considerada uma das maiores do mundo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O resgate foi feito pelos bombeiros voluntários da cidade, que foram chamados para capturar o animal. Segundo o comandante Evandro Vinotti, ainda não se sabe de onde surgiu o réptil, mas por não ser do Brasil, há suspeita de que ele tenha fugido de algum cativeiro próximo ao local em que foi encontrado.

- Publicidade -

O biólogo e herpetólogo Alex Giordano Bergmann confirma a hipótese levantada pelos socorristas. De acordo com ele, a píton ainda pode ter sido solta por uma pessoa que a criava como animal de estimação até perceber que ela estava ficando grande demais. Outra alternativa é que a cobra tenha sido transportada até ali de outro lugar — como em um caminhão, por exemplo — sem que ninguém notasse a presença dela.

Veja também

Ocorrências são registradas na região Meio Oeste

Alex também explica que, por não ser natural do Brasil, o correto é que elas não sejam soltas no meio ambiente, já que podem dizimar a fauna local por serem de grande porte e se alimentarem de outros animais. Assim, podem causar grande prejuízo ao ecossistema, segundo o biólogo.

“Então esses animais que são criados como “pets” sem controle e que acabam fugindo, se começarem a se reproduzir na natureza, podem causar um problema e desequilíbrio muito sério”, ressalta.

De acordo com o Instituto Butantan, a píton-birmanesa (Python bivittatus) é uma espécie não venenosa do sudeste asiático que chama a atenção pelo comprimento de até sete metros. A cobra é considerada uma das maiores do mundo, ao lado da brasileira sucuri e da também asiática píton-reticulada.

Para o biólogo Alex, os moradores de Indaial agiram corretamente ao acionar os bombeiros para resgatar o animal que estava enrolado no portão da casa. Ele reforça que, ao encontrar uma serpente, o ideal é ligar para os socorristas e, se possível, observar a cobra a uma distância segura para não perdê-la de vista até o momento da captura.

Em um vídeo gravado pelo próprio comandante Vinotti enquanto está com a píton nos braços, ele também faz um apelo para que a população respeite esses animais, especialmente as cobras que são nativas do Brasil e ajudam no equilíbrio do ecossistema.

Dona do jardim mais bonito de Blumenau cultiva amor por plantas desde criança: “Terapia”

“Podem chamar o Corpo de Bombeiros e, se possível, nos mandem uma foto para já identificarmos se o animal é peçonhento e sabermos se ele oferece algum risco ou não E aí enviaremos uma equipe para capturar o animal”, comenta Vinotti na gravação.

Ainda segundo o comandante, a cobra foi levada para a sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial e deve permanecer no local até que recebam orientações Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem chuva moderada e instabilidade no litoral

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Campanha Natal Solidário da Uniarp arrecada bolas para doação

A Uniarp está realizando sua tradicional campanha de Natal...

Caçador conquista 15 medalhas e três troféus nos JASC

Os atletas caçadorenses vem sendo destaque nos Jogos Abertos...

Eventos da CDL Caçador fomentam criatividade e inovação no comércio local

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador encerrou...

Ex-mulher de autor das explosões no STF tem melhora, mas segue na UTI

A ex-mulher de Francisco Wanderley Luiz, autor das explosões...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Master assume novo patamar de gestão com a jornada do ESG

A Master umas das empresas de alimentos que mais...

Outros Tópicos Interessantes