Rádios RBV

Prorrogado o prazo para regularização do exame toxicológico

Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, que ainda não realizaram o exame toxicológico ou estão com o teste vencido e perderam o prazo limite de 28 de dezembro de 2023, terão mais uma chance para regularizar a situação.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26), novos prazos para o cumprimento da determinação.

As datas-limite estabelecidas são 31 de março de 2024, para motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho e 30 de abril para condutores cujo documento tenha vencimento entre julho e dezembro.

O exame toxicológico é uma determinação prevista no Código de Trânsito Brasileiro para identificar o uso de substâncias psicoativas que possam comprometer a capacidade de direção e causar acidentes.

Idade

Os condutores com mais de 70 anos das categorias C, D e E, de ônibus e caminhões, por exemplo, devem realizar o exame para emissão e renovação da CNH, além de atualizações a cada dois anos e seis meses.

Veja também

Nova carteira de identidade é emitida em todo Brasil a partir desta quinta

Rodovias no Meio-Oeste seguem sem previsão para reparos

Laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fazem a análise a partir de amostras de cabelo, pelo ou unha, e os resultados levam cerca de 15 dias para serem emitidos.

Atualmente, no site da Senatran, há 17 redes de laboratórios credenciados a fazer o exame. Os custos ficam a cargo das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos.

Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é necessário realizar o cadastro ou login, por meio da conta gov.br.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com maior nebulosidade

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Carro capota e cai em ribanceira de 40 metros em Água Doce

Na manhã desta terça-feira, 20 de maio de 2025,...

AMPE propõe criação de Centro de Inovação em Caçador

A Associação das Micro e Empresas de Pequeno Porte...

Anvisa proíbe duas marcas de azeites após detectar irregularidades nos rótulos

Na terça-feira, 20 de maio, o governo determinou a...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Justiça condena deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou,...

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com maior nebulosidade

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Cheiro de roupa de lavanderia: 5 macetes para deixar suas peças com o mesmo perfume

Nada como abrir o guarda-roupa e sentir aquele aroma...

Outros Tópicos Interessantes