A colheita da maçã está aberta oficialmente em Fraiburgo, no Meio-Oeste catarinense. O município, conhecido com a Terra da Maçã, recebeu autoridades, pesquisadores e agricultores para um evento realizado nas dependências do Hotel Rennar.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Das quase 700 mil toneladas de maçã que devem ser colhidas em todo o Estado em 2024, em média, 120 mil devem vir dos pomares fraiburguenses. Os consumidores devem sentir o impacto das intempéries climáticas de 2023 na hora da compra. O produtor Márcio Konkol destaca que as frutas nos pomares encontram-se, na maioria, com tamanhos menores aos observados em 2023.
“A gala adiantou em 10 dias, nós estamos entrando na parte final da nossa colheita já. […] A ideia com a Fuji é de alongar ela e termos entre março e abril. Embora vamos ter quebra do volume total, causado principalmente no nosso caso pelo menor tamanho da fruta, mas uma fruta de boa qualidade em termos de sabor e crocância”
Para Fraiburgo, a maçã possui extrema importância, tanto cultural e história quanto econômica, é o que destaca o prefeito Wilson Ribeiro Júnior, PL. ” A maçã representa a nossa economia, ela se confunde com a história da cidade e ela ainda tem uma representação muito forte na nossa economia. […] nos últimos anos, ela desenvolve ainda a questão turística”, afirmou.
Veja também
Epagri Caçador atua no melhoramento genético e variedades de maçã
Frutas de caroço e maçãs sofrem efeitos das mudanças climáticas
Principalmente após o fim da pandemia da Covid-19, o turismo de experiência vem se destacando, em Santa Catarina. Em Fraiburgo, a situação não difere, os presentes no evento foram contemplados com um city tour e posteriormente uma colheita de maçã guiada.
Conforme a secretária adjunta de turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, o intuito do governo de Santa Catarina é levar o turismo para além das fronteiras do litoral do Estado. “Nós temos um Estado completo, seguro e muito agradável para receber todo mundo aqui”, afirmou.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: