Rádios RBV

Menu

Catarinense é condenada por Atos de 8 de Janeiro em Brasília

Dirce Rogério, de 55 anos, ficou oito meses presa na Penitenciária Estadual Feminina do Distrito Federal, após os atos de 8 de janeiro

Fonte:
ND Mais

A quarta catarinense acusada de envolvimento nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Dirce Rogério, de 55 anos, é moradora de Rio do Sul e chegou a ficar oito meses presa na Penitenciária Estadual Feminina do Distrito Federal, sendo liberada no dia 1° de setembro para aguardar o julgamento, sob uso de tornozeleira eletrônica.

Dirce foi condenada a 16 anos e 6 meses, sendo 15 anos de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção. Ela também foi condenada a pena pecuniária de 100 dias-multa, em que cada dia-multa tem o valor de um terço do salário mínimo.

- Publicidade -

O advogado brasiliense Helmar de Souza Amancio, ao portal ND Mais, disse que a defesa de Dirce recebeu com bastante tristeza a sentença condenatória e que irá, a partir desta sexta-feira (16), recorrer da condenação.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra Dirce pelas práticas dos crimes:

  • associação criminosa armada;
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • tentativa de golpe de Estado;
  • dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;
  • deterioração de patrimônio tombado.

A maior parte dos ministros acompanhou o voto do relator, Alexandre de Moraes, que acatou a denúncia da PGR e votou pela condenação da ré pelos crimes citados.

Além de Dirce, outros três catarinenses já foram presos pelos atos de 8 de janeiro, sendo eles de Blumenau, Balneário Camboriú e Joinville.

Defesa alega que Dirce foi até Brasília para participar de ‘oração pelo Brasil’

Em entrevista ao ND Mais em janeiro deste ano, o advogado revelou detalhes sobre a prisão de Dirce. Segundo a defesa, ela foi a Brasília para visitar a Catedral da cidade com outras mulheres.

Informações sobre a participação da catarinense nos atos de 8 de janeiro não constam na versão pública do processo no portal eletrônico do STF (Superior Tribunal Federal). Porém, conforme a defesa da ré, o ônibus que a levou chegou na Esplanada por volta das 15h de 8 de janeiro e parou próximo da Esplanada.

Ao desembarcar, ela e seu grupo caminharam em direção à Catedral de Brasília, que fica próxima dos palácios do governo. Entretanto, de acordo com a defesa, o grupo não conhecia o espaço e seguiu os manifestantes que iam na direção à Praça dos Três Poderes.

Veja também

Fim da ‘saidinha’ para presos condenados vai a Plenário

Fim da reeleição é pauta no Senado em 2024

Neste momento, Helmar relata que Dirce foi atingida por bombas de efeito moral e intimidação com o uso de helicópteros, ainda sem ter chegado aos prédios públicos.

Segundo Amancio, o grupo em que Dirce estava era composto por pessoas em sua maioria idosas. Testemunhas da defesa disseram no processo que o grupo religioso apenas carregava bíblias, rosários e bandeiras do Brasil, sem portar armas brancas ou barras de ferro.

Na tentativa de se proteger das bombas, eles teriam sido orientados por soldados do Exército a entrarem no Palácio do Planalto, ficando próximo ao estacionamento do Palácio.

Ainda de acordo com a defesa, os soldados também encaminharam este grupo a uma entrada que dava acesso ao térreo da construção.

O relato da defesa ainda apontou que, no mesmo momento, o batalhão de choque da Polícia Militar continha os manifestantes que estavam depredando o terceiro andar do palácio. Presos, eles foram levados ao segundo andar do prédio.

Em seguida, policiais militares entraram em contato com o grupo que estava no primeiro andar e que, de acordo com o advogado, não participou dos atos, mas apenas se abrigava no local.

Helmar Amancio, advogado, afirmou que Dirce foi induzida ao erro após todo o episódio.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem chuva moderada e instabilidade no litoral

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Campanha Natal Solidário da Uniarp arrecada bolas para doação

A Uniarp está realizando sua tradicional campanha de Natal...

Caçador conquista 15 medalhas e três troféus nos JASC

Os atletas caçadorenses vem sendo destaque nos Jogos Abertos...

Eventos da CDL Caçador fomentam criatividade e inovação no comércio local

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador encerrou...

Ex-mulher de autor das explosões no STF tem melhora, mas segue na UTI

A ex-mulher de Francisco Wanderley Luiz, autor das explosões...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Master assume novo patamar de gestão com a jornada do ESG

A Master umas das empresas de alimentos que mais...

Outros Tópicos Interessantes