Rádios RBV

Menu

Um ano de agricultura de baixa emissão de carbono ABC+SC

O Plano ABC+ SC busca tornar a agricultura catarinense mais sustentável, competitiva e adaptada às mudanças climáticas

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), em parceria com a Epagri, órgãos do Governo e organizações do setor comemoram um ano de agricultura de baixa emissão de carbono ABC+SC.

Em um ano de implantação, o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC implementou tecnologias previstas em mais de 106 mil hectares, cumprindo cerca de 14% da meta prevista até 2030.

O Plano foi instituído pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), em parceria com a Epagri e outros órgãos do Governo e organizações do setor,  por meio da portaria SAR n.º 14/2023, de 31/01/2023. O Plano ABC+ catarinense foi um dos primeiros a ser lançado no país.

O projeto pretende gerar um potencial de mitigação de emissões de carbono, assim como prevê a difusão de tecnologias pela agropecuária catarinense, com a capacitação de 70 mil produtores.

Um exemplo deste trabalho são os investimentos em manejo e recuperação de pastagens, implantação de pastagens perenes, conservação do solo e da água,  manejo dos resíduos da produção animal,  florestas plantadas e os sistemas integrados.

O presidente da Epagri, Dirceu Leite, destaca que os sistemas de produção ABC estão se consolidando e se difundindo no Estado. “Santa Catarina é pioneira no desenvolvimento de tecnologias como o Sistema Plantio Direto de Hortaliças, as quais se somam aos mais de 20 mil hectares orientados ao plantio direto de grãos e de hortaliças”, enfatiza.

Veja também

Seguro rural e Proagro lideram demanda no Plano Safra na região Sul

Dados mostram potencial econômico das áreas de reflorestamento

O Plano ABC+ SC busca tornar a agricultura catarinense mais sustentável, competitiva e adaptada às mudanças climáticas, consolidando o Estado como referência em agropecuária de baixo carbono.

As tecnologias ABC selecionadas têm o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de carbono. O produtor ainda ganha com o aumento de produtividade das áreas e a melhoria da renda.

Há também a possibilidade de valorizar o produtor que está se adaptando, através da eventual comercialização de créditos de carbono, em estudo.

O membro da coordenação do Grupo Gestor Estadual do ABC+ SC, extensionista rural da Epagri Humberto Bicca Neto, destaca o emprego de tecnologias: “a recuperação de matas nativas e o reflorestamento chegam a mais de 50 mil hectares orientados e implantados desde o início do Plano ABC+ SC. isso significa que os produtores orientados estão promovendo a mitigação e a preservação aliadas à melhoria da propriedade”, diz.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, afirma que o propósito do Governo do Estado é tornar Santa Catarina uma potência agroambiental, tendo bases sustentáveis para a produção de alimentos e de manejo florestal. “Já temos um grande diferencial sanitário dos produtos catarinenses, agora temos um novo diferencial: a sustentabilidade”, ressalta o secretário.

Fonte:
Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Câmara de Videira antecipa sessão e discute saúde, educação e segurança jurídica

A Câmara de Vereadores de Videira promove hoje, segunda-feira,...

Idoso morre após cair em bueiro aberto em Macieira

Um idoso conhecido como Adãozinho morreu após cair em...

Real Rocha avança e Tangará Futsal joga decisão fora de casa

Pela penúltima rodada da Série Bronze da Liga Catarinense...

Trilheiro morre após sofrer infarto em SC

Trilheiro morre após sofrer infarto durante uma caminhada na...

Após fortes chuvas, Videira inicia retomada da normalidade

Após enfrentar intensas chuvas nos últimos dias, a cidade...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com maior nebulosidade e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Celesc terá reajuste de 13,53% na conta de luz a partir de 22 de agosto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) oficializou, na...

Bebê vítima de agressão morre na UTI em Joaçaba

Na noite de quarta-feira (20), uma bebê de apenas...

Ministério Público cumpre mandados contra corrupção em 10 cidades catarinenses

Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto, o Grupo...

Outros Tópicos Interessantes