Rádios RBV

Menu

O que muda com a nova reforma do Ensino Médio?

Veja o que muda no Novo Ensino Médio com proposta aprovada esta semana na Câmara dos Deputados

Fonte:
NSC Total

A proposta foi aprovada esta semana na Câmara dos Deputados agora fica a dúvida, O que muda com a nova reforma do Ensino Médio?

A nova reforma do Ensino Médio prevê um aumento na carga horária das chamadas disciplinas obrigatórias e uma diminuição das cadeiras optativas. As mudanças estão previstas em um projeto de lei aprovado esta semana na Câmara dos Deputados, e que agora passará pela análise do Senado.

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017, durante o governo Michel Temer. A intenção era tornar essa fase da educação básica mais atrativa e diminuir a evasão escolar, problema que atinge com mais intensidade essa faixa de ensino.

- Publicidade -

Segundo o último Censo Escolar, divulgado no mês passado, Santa Catarina teve 6,8% de evasão no Ensino Médio, entre 2020 e 2021. O índice é o oitavo maior do país, que teve em média 5,9% de abandono no mesmo período.

Apesar disso, o novo formato de ensino vinha recebendo críticas de entidades, professores e especialistas. Por conta disso, o governo federal enviou em outubro do ano passado uma proposta para ajustar alguns pontos do Novo Ensino Médio. Se aprovada no Senado e sancionada pelo presidente, a proposta começará a ser aplicada em 2025.

Confira abaixo as principais mudanças previstas no texto aprovado esta semana pelos deputados.

Carga horária

A principal mudança prevista está na distribuição da carga horária ao longo dos três anos do Ensino Médio. O período continua com 3.000 horas de ensino, mas a divisão entre disciplinas obrigatórias e optativas muda. O percentual de tempo dedicado às matérias comuns a todos os alunos passa de 60% para 80% do total.

  • Como é: 1.800 horas de ensino para disciplinas obrigatórias e 1.200 para disciplinas optativas
  • O que foi aprovado: 2.400 horas de ensino para disciplinas obrigatórias e 600 horas para optativas.

As disciplinas optativas devem ser escolhidas dentro dos chamados “itinerários formativos”, grupos que reúne matérias de uma mesma área de conhecimento. Em Santa Catarina, até o ano passado eram 25 disciplinas optativas disponíveis dentro dessas divisões.

Atualmente, os alunos podem escolher entre quatro itinerários: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias ou ciências humanas e sociais aplicadas.

Mais disciplinas obrigatórias

Outra mudança prevista é a inclusão de mais seis disciplinas no rol de obrigatórias — atualmente, elas fazem parte das optativas.

  • Como é: As disciplinas obrigatórias são Português, Matemática, Inglês, Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia.
  • O que foi aprovado: Além das atuais, tornam-se disciplinas obrigatórias também Literatura, Biologia, Física, Química, Geografia e História.

Ensino técnico

No caso do ensino técnico, a distribuição da carga horária permanece diferente, mas também está previsto aumento no tempo destinado às disciplinas obrigatórias:

Veja também

DPCAMI realiza palestra para jovens de Videira

Inscrições para o Universidade Gratuita vão até dia 26 de março

  • Como é: 1.800 horas de ensino para disciplinas obrigatórias e 1.200 para matérias técnicas.
  • O que foi aprovado: 2.100 horas de ensino para disciplinas obrigatórias, sendo que 300 horas devem ser de matérias com relação direta com a formação técnica do curso, e mais 900 horas para disciplinas técnicas.

Espanhol

Outra mudança é a inclusão da disciplina de Espanhol. Apesar disso, uma mudança proposta pelos deputados fez com que a matéria deva ser facultativa — no projeto original do governo, ela seria obrigatória.

Avaliação e impacto em SC

A secretária-adjunta de Educação de Santa Catarina, Patrícia Lueders, avalia que a proposta é positiva porque promove ajustes sem acabar com o Novo Ensino Médio, como chegou a ser defendido por alguns setores.

Segundo ela, o projeto buscou um equilíbrio e não deve trazer grandes impactos para o Estado, que possui um sistema próprio que confere autonomia para a escolha das trilhas e disciplinas optativas para os alunos desta fase de ensino.

— As mudanças na carga horária da formação básica permitem o ensino técnico-profissionalizante. Isso é fundamental, porque hoje a marca da gestão junto ao Universidade Gratuita é o técnico-profissionalizante — detalha a secretária-adjunta.

A manutenção das 3 mil horas de ensino ao longo dos três anos e a definição do Espanhol como disciplina não obrigatória também são pontos elogiados pela dirigente, que ressalta a dificuldade de encontrar professores nesta área.

Em nota divulgada após a aprovação do texto na Câmara esta semana, o movimento Todos pela Educação afirmou que o projeto “preserva e fortalece princípios importantes da reforma original, além de corrigir vários de seus problemas”. A entidade defendeu que o texto permite que “o Novo Ensino Médio caminhe para frente e não para trás”.

Apesar disso, a manifestação do Todos pela Educação pontuou que ainda há espaço para melhorias à proposta no Senado e citou como possíveis avanços a definição de metas para expansão de matrículas em tempo integral nos Estados.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina continuará com a chuva presente

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Situação dos portos de SC demanda atuação conjunta e melhoria da comunicação

A Federação das Indústrias de SC (FIESC), por meio...

Milho, arroz, feijão e soja em destaque no mercado catarinense

A Epagri divulgou a última edição do Boletim Agropecuário,...

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços...

Câmara de Caçador autoriza repasses para Apae e Liga de Futsal

Os vereadores de Caçador aprovaram nesta terça-feira (19), em...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Acidente deixa três feridos em Caçador

Uma colisão envolvendo dois carros mobilizou o Corpo de...

Outros Tópicos Interessantes