Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Macieira realiza Grande Tropeada

A Tropeada não apenas celebrou o presente, mas celebrou a cultura e a história

Macieira realiza Grande Tropeada, dia 30 de março de 2024, ressaltando a cultura e a história.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Patrocinada pela Secretaria de Educação de Macieira, esta jornada foi um tributo aos 32 anos da cidade, reunindo autoridades locais, como vereadores, o Prefeito Municipal e secretários municipais, juntamente com os cidadãos de Macieira, que foram os homenageados desta ocasião especial.

Publicidade

A Tropeada não apenas celebrou o presente, mas também iluminou as contribuições vitais dos antepassados que moldaram a identidade desta cidade. Durante a época do contestado, os destemidos tropeiros passavam por Macieira em suas cansativas jornadas, buscando abrigo sob a sombra de uma macieira.

Esse ponto de repouso se tornou conhecido como Paiol da Macieira, nome que ecoa até os dias de hoje, lembrando-nos da hospitalidade e acolhimento que caracterizaram essas terras desde tempos imemoriais.

Foi somente em 1992 que Macieira conquistou sua autonomia como município, fruto do incansável trabalho dos representantes da comunidade local. Situada em uma região afastada, Macieira carecia de serviços básicos, como saúde, educação, cultura e infraestrutura.

O prefeito Municipal Edgard Farinon, em sua emocionante fala durante a Tropeada, expressou profunda gratidão aos antepassados, cuja resiliência e determinação transformaram Macieira em um lugar próspero e abençoado.

Marilucy Bonassa Setti, representante da Secretaria de Educação, compartilhou o sentimento de alegria ao proporcionar momentos de reconhecimento, lazer e convivência aos tropeiros e à comunidade.

Veja também

Famílias de Macieira recebem as matrículas de seus imóveis

Macieira terá implantação de nova rede de esgoto

A presença dos tropeiros, assim como a participação dos alunos das escolas Municipais e Estadual, que encantaram a todos com suas representações da história de Macieira, enriqueceu ainda mais o evento.

O coral da Igreja Santo Antônio emprestou sua bela música ao evento, elevando-o a novos patamares de beleza e encanto.

Além disso, representantes da Terceira Idade emocionaram a todos com sua apresentação, que trouxe à tona a história dos colonizadores italianos e alemães, enriquecendo ainda mais o panorama cultural da Tropeada.

Em suma, a Grande Tropeada em Macieira foi muito mais do que um evento festivo; foi uma celebração emocionante e educativa, que conectou gerações e honrou as raízes profundas desta comunidade.

Este acontecimento deixou claro que, ao olharmos para trás, podemos entender melhor quem somos no presente e para onde queremos ir no futuro.

Fonte:
Prefeitura de Macieira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Semana começa com calor, pancadas de chuva e risco de temporais em Santa Catarina

A semana inicia com tempo instável e condições típicas...

Homem morre após atropelamento na SC-350 entre Caçador e Lebon Régis na noite de sábado

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Xadrez ganha força em Videira: mestre Arthur Schena conquista bronze no JASC 2025

O xadrez vem se consolidando como um dos esportes...

Santa Catarina terá domingo de calor intenso e risco de temporais isolados

Santa Catarina deve enfrentar um domingo (7) marcado pelo...

Mais Lidas da semana

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Vacina contra bronquiolite para bebês e gestantes chega ao SUS em SC

Santa Catarina receberá quase 26 mil doses de vacina...

Outros Tópicos Interessantes