A partir de hoje, os entusiastas do pinhão já podem se deliciar com esta iguaria. Produtor fala sobre a expectativa para a safra do pinhão, desde a colheita e a comercialização dessa semente tão apreciada.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A equipe do Portal RBV visitou a comunidade de Camboim, situada no interior de Videira, na propriedade do Sr. Benjamim Bartolomeu, para acompanhar de perto as expectativas para a safra deste ano.
De acordo com o Sr. Benjamin, a produção de pinhão este ano será aproximadamente 50% menor em comparação ao ano passado, devido ao aborto de muitas flores e à escassez de chuvas adequadas para a polinização.
Reconhecido na região por seu extenso conhecimento sobre a produção e cultivo, o Sr. Benjamim é conhecido pelo seu bosque de araucárias, onde as pinhas já atingiram 7kg no ano anterior.
A expectativa é de um mercado enfraquecido devido à baixa oferta de pinhão maduro, tendo pouca oferta do produto.
Veja também
Venda e colheita de pinhão estão liberadas a partir de 1º de abril
Revista internacional destaca controle de vírus do maracujazeiro em SC
O Sr. Benjamim destacou a importância de colher o pinhão no momento certo, não apenas para a saúde, mas também para a preservação da fauna e flora local, exibindo exemplares maduros e verdes da semente e ressaltando a diferença de sabor entre eles.
A colheita teve início oficialmente em 1º de abril e seguirá até o final de julho, com uma pequena produção tardia prevista para agosto.