Rádios RBV

Menu

SC amplia Teste do Pezinho para detectar toxoplasmose

Agora, o Teste do Pezinho em Santa Catarina abrange a detecção de sete doenças

Fonte:
Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Saúde

Uma picadinha que salva vidas. SC amplia Teste do Pezinho para detectar toxoplasmose. A Triagem Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho, é um exame fundamental para a detecção precoce de diversas doenças.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em um esforço da Secretaria de Estado da Saúde (SES), agora, sete patologias podem ser avaliadas a partir da coleta de sangue realizada nos primeiros dias de vida dos bebês que nascem em Santa Catarina.

- Publicidade -

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida.

Anteriormente o teste previa o rastreamento de seis doenças: a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e a fibrose cística. Agora, desde 15 de abril, foi realizada a ampliação também para a toxoplasmose congênita.

“A realização do teste do pezinho é fundamental para as nossas crianças. São doenças que precisam ser detectadas e tratadas o mais rápido possível. Nos casos positivos, o nosso Hospital Infantil Joana de Gusmão, que é centro de Referência da Triagem Neonatal no Estado, está preparado para receber esses pacientes e acolher as famílias”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Essas doenças não costumam apresentar sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas prematuramente, podem causar sérios danos à saúde.

O exame pode ser realizado nas unidades da Atenção Primária em Saúde ou, nos casos em que os bebês precisam permanecer hospitalizados após o nascimento, a coleta é realizada na própria unidade hospitalar.

Veja também

Quais repelentes protegem contra o Aedes Aegypti?

Videira trabalha para atender pacientes com sintomas de dengue

O médico infectologista do HIJG, Marcos Guchert explica que a inclusão do toxoplasmose no teste de triagem neonatal permite acelerar o tratamento. “Instituindo o tratamento de uma maneira precoce, a gente previne que essa criança tenha aumento do número de sequelas a que ela possa estar exposta, já que ela pode ter atraso de desenvolvimento, alteração auditiva, uma série de sequelas que podem comprometer o desenvolvimento dessa criança, inclusive futuramente na vida adulta, que se a gente trata precocemente a gente consegue evitar”, afirma.

O exame de toxoplasmose é realizado nas gestantes durante o pré-natal, no entanto, por vezes a infecção pode ocorrer ao final da gravidez. “Às vezes ela se infecta no final da gestação e não se consegue identificar antes da criança nascer, então o teste do pezinho vai ser uma forma a mais de detectar essa doença. E à medida que as crianças forem identificadas com toxoplasmose, elas vão entrar no nosso fluxo do ambulatório, e imediatamente vai ser agendada uma consulta aqui no hospital. Ela vai ser avaliada por um oftalmologista, que é um dos órgãos-alvo, onde a toxoplasmose costuma fazer lesão, além do infectologista que provavelmente já vai iniciar algum tratamento. A criança geralmente é acompanhada durante um ano”, complementa o médico.

Em alguns casos poderá também ser necessário o atendimento por uma equipe multiprofissional com fisioterapia e neurologia, dependendo do grau de comprometimento da criança.

Só em 2023, Santa Catarina realizou cerca de 87 mil testes do pezinho. Esse exame importantíssimo é oferecido pelo SUS em mais de 1.476 Unidades de Saúde, nos 295 municípios.

Fluxo do Teste do Pezinho

A coleta da amostra é realizada através de uma pequena picada no calcanhar do recém-nascido. Os exames realizados no estado são encaminhados, no mesmo dia, via sedex, para o Laboratório Especializado em Triagem Neonatal – Fundação Ecumênica de Amparo ao Excepcional – FEPE, no Paraná.

Nos casos positivos, a FEPE faz o contato direto com a família, com a regional de saúde, com o município de residência do bebê e com o Hospital Infantil Joana de Gusmão, onde imediatamente é feita a marcação de consultas. “Esses pacientes não precisam passar pela regulação, visto que é fundamental que o atendimento seja realizado de forma breve. Então eles já são encaminhamos para as equipes aqui do Hospital de acordo com a patologia identificada”, explica a diretora do HIJG, Tatiana Titerickz.

Buscando dar mais segurança para o momento da coleta, em 2023, a SES também dobrou o número de lancetas encaminhadas às unidades de saúde.

O instrumento é utilizado para realizar a perfuração do pezinho. Com a iniciativa fica garantido que caso haja a necessidade de uma recoleta ela seja feita imediatamente.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem chuva moderada e instabilidade no litoral

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Campanha Natal Solidário da Uniarp arrecada bolas para doação

A Uniarp está realizando sua tradicional campanha de Natal...

Caçador conquista 15 medalhas e três troféus nos JASC

Os atletas caçadorenses vem sendo destaque nos Jogos Abertos...

Eventos da CDL Caçador fomentam criatividade e inovação no comércio local

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador encerrou...

Ex-mulher de autor das explosões no STF tem melhora, mas segue na UTI

A ex-mulher de Francisco Wanderley Luiz, autor das explosões...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Master assume novo patamar de gestão com a jornada do ESG

A Master umas das empresas de alimentos que mais...

Outros Tópicos Interessantes