Mais de 820 mil eleitores de SC não vão poder votar em 2024, devido não terem regularizado o título de eleitor até o prazo máximo que terminou na quarta-feira (8), e não poderão votar nas eleições deste ano. Os dados, ainda prévios, são do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/SC).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Conforme o levantamento prévio, 5.625.466 eleitores de Santa Catarina estão aptos para votar no pleito deste ano, em 6 de outubro, para escolher prefeitos, vices e vereadores.
Além disso, 746.426 títulos estão cancelados, e 74.173 estão suspensos. Nos dois casos, não é possível votar.
Só de 4 a 8 de maio, o TRE atendeu 57.515 requerimentos de título eleitoral, sendo 53.553 presenciais e 3.962 virtuais. Neste período, foram feitos 16.757 alistamentos, ou seja, atendimentos para primeiro título; 29.646 transferências (3.477 virtuais); e 11.112 revisões (485 virtuais). Além desses, há outros 18.572 requerimentos virtuais que aguardam tratamento pela Justiça Eleitoral.
Veja também
Brasil entra em contagem regressiva para as eleições 2024
Conversas devem ser a tônica da composição das eleições
Quem não regularizou a situação na Justiça Eleitoral até 8 de maio só pode fazer isso a partir de 5 de novembro, depois do pleito.
Por quais motivos o título de eleitor pode ser cancelado
O título de eleitor pode ser cancelado por diversos motivos, segundo o TSE. Entre eles, falecimento, ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado no município onde se vota.
O TSE não envia nenhum comunicado informando o cancelamento, por isso, é necessário consultar a situação.
Em que situações o título de eleitor pode ser suspenso?
A suspensão do título de eleitor ocorre em caso de conscrição (prestação de serviço militar); condenação criminal definitiva; condenação por improbidade administrativa transitada em julgado (em que não caiba mais recurso) e recusa ao cumprimento de obrigação a todos imposta ou de prestação alternativa.