Porto União adota uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que já ocasionaram quase 150 mortes. O município, de pouco mais de 35 mil habitantes, na divisa com o Paraná, passou em 2023 pela sua 4ª enchente em 40 anos. Mesmo assim, Porto União adotou de forma oficial a cidade gaúcha de Igrejinha. Com isso, todos os donativos recebidos na cidade serão destinados para a cidade, que é uma das maiores produtores de calçados femininos do Brasil.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Conforme o Portal VVale, o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Alberto Vinicius Petry, encaminhou um ofício solicitando o auxílio. O prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, PSDB, aceitou o pedido e firmou o acordo de adoção, para o envio de donativos. No bairro Cidade Nova, o ginásio de esportes Lauro Müller Soares está recebendo os donativos, que devem ser encaminhados para Igrejinha na tarde de hoje.
Além da adoção por parte da cidade, uma das principais empresas de portas do Brasil, com sede na vizinha, União da Vitória, também entrou na ação. Todo o transporte dos donativos será realizado por caminhões cedidos pela empresa. Cerca de 2 mil portas também serão encaminhadas da empresa paranaense para os moradores de Igrejinha afetados pela tragédia.
Veja mais:
RS chega a duas semanas de temporais e cheias
CBF convoca reunião que decidirá futuro do Brasileirão
Mortes por leptospirose cresce 44% devido a enchentes
Em Porto União, além do complexo esportivo, existem outros pontos de arrecadações. A sede do Corpo de Bombeiros, na avenida João Pessoa, e o Círculo Militar, na BR 280, são pontos de arrecadação. Além destes, duas redes, atacadistas também são pontos de arrecadação de donativos na cidade.
Porto União adota uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no RS: outras cidades, gaúchas também são adotadas
Uma campanha que se iniciou com o humorista Baldin já começou a ganhar adeptos em toda Santa Catarina. Capital da Oktoberfest, Blumenau adotou dois municípios, Lajeado e Estrela. Ainda no Vale do Itajaí, Jaraguá do Sul adotou uma das cidades mais atingidas no Rio Grande do Sul, Roca Sales.
Eldorado do Sul e Esteio foram adotadas por Brusque. Já a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, adotou Cruzeiro do Sul. No Oeste de Santa Catarina, Chapecó adotou Arroio do Meio e Indaial adotou Nova Santa Rita.
Eldorado do Sul também foi adotada por Bombinhas, no litoral catarinense. Gaspar foi a cidade que adotou o maior número de municípios gaúchos, Taquara, Três Coroas e também Igrejinha, assim como Porto União.