Videira arrecada itens para o Memorial do Ferroviário, que será implantado na nova Casa da Cultura Alfredo Marian. Até o dia 31 de maio, o Museu do Vinho, no Eixo Cultural, estará recebendo itens como fotografias antigas, documentos e ferramentas. Valéria Guedes de Freitas, secretária de Turismo e Cultura, afirma que a administração vem tendo um trabalho de preservação da história de Videira.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“Esse foi um pedido da população, para que a gente tivesse um espaço onde pudesse contar a história da importância dessas pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da nossa cidade”
Valéria afirmou que a intenção do poder executivo com a campanha é a de perpetuar um pedaço importante da história de Videira. “Estamos fazendo essa campanha para poder ser criado um memorial do ferroviário”, afirma. Ela completa afirmando que a preservação da memória e a honra dos ferroviários foi o carro chefe para a definição da criação do memorial.
“A intenção é preservar realmente a memória, honrar aquelas pessoas que fizeram e contribuíram com um trabalho importantíssimo para o desenvolvimento, para que Videira chegasse a ser o que é hoje”
Campanha para a construção do Memorial do Ferroviário, assista a reportagem
Veja mais:
Projetos de ferrovias de SC são discutidos em Joaçaba
IFC traz palestra sobre expedição à maior cachoeira do Brasil
História da ferrovia do Contestado é apresentada em novas obras
A história da ferrovia do Contestado é apresentada em novas obras, desenvolvidas pelo cineasta e jornalista Ernoy Mattiello. A minissérie documental “Linha da Memória” e o livro que conta a história de Zeca Vaccariano foram apresentados na noite da última sexta-feira, 10. O município de Pinheiro Preto, palco do primeiro assalto a um trem pagador que se tem história, recebeu o evento, que reuniu autoridades e população local.
De acordo com Mattielo, as obras deverão estar disponíveis para acesso já nas próximas semanas. “Em breve, nós temos a expectativa de iniciarmos as exibições em todas as cidades em toda a região sul e sudeste do Brasil. A partir daí, também nas plataformas digitais e exebições nas TVs educativas de todo o Brasil”.
“Nós temos uma expectativa muito grande e esse projeto e cronograma vão até fevereiro para a gente chegar até todas essas cidades e conseguirmos conquistar todo esse público”