Alesc debaterá turismo, ferrovias e trânsito de máquinas agrícolas nesta semana, entre os dias 20 e 24. Duas audiências acontecerão no Palácio Barriga Verde, para tratar da Rota Turística Caminhos do Peabiru e de novos projetos ferroviários; e uma no município de Abelardo Luz, para discutir a proibição do trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias do estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Rota Turística Caminhos do Peabiru
Na segunda-feira (20), uma audiência pública vai debater a Rota Turística Caminhos do Peabiru, instituída pela Lei 18.635/2023. O evento foi proposto pelo deputado Marquito (Psol), no âmbito da Comissão de Turismo e Meio Ambiente.
Conforme o parlamentar, o objetivo é “explorar as dimensões históricas e simbólicas” da trilha indígena que ligava o litoral catarinense ao Peru, e que foi tornada célebre ao ser percorrida, há 500 anos, pelo explorador português Aleixo Garcia.
“O Caminho do Peabiru, com suas raízes e uso ancestral profundamente entrelaçados com o povo Guarani, atravessou séculos despertando o interesse de exploradores, aventureiros e estudiosos. Atualmente, esse sistema viário pré-colombiano representa um tesouro histórico inestimável para a cultura, a educação e o turismo”, argumenta o parlamentar.
Veja também
ACAFE é homenageada na Alesc pelos seus 50 anos de história
Bancada do Oeste cobra cronograma de obras em rodovias estaduais
A audiência, que acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 18h, pretende oferecer uma análise das evidências científicas que embasam a inclusão de municípios e regiões na Rota Turística Caminhos do Peabiru.
Projetos ferroviários
Por iniciativa do deputado Antídio Lunelli (MDB), a Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura da Assembleia Legislativa promove na quarta-feira (22) um debate sobre os projetos ferroviários atualmente em desenvolvimento no estado.
No evento, que está marcado para às 17h, no Plenarinho, dois projetos devem estar em foco. Um deles, ligando Araquari a Navegantes, em trecho de 60 km, para conectar o complexo portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional. Já o outro, entre Chapecó e Correia Pinto, de 319 km, busca ligar a região Oeste com a malha nacional, permitindo também o acesso ao litoral catarinense.
Conforme Lunelli, as novas linhas devem proporcionar melhores condições para o desenvolvimento da economia do estado.
“Há a necessidade de investimentos no modal ferroviário como forma de assegurar os negócios para o futuro de Santa Catarina e do Sul do Brasil, tendo em vista a competitividade internacional do grande parque agroindustrial do estado.”
Trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias
Já na sexta-feira (24), a Assembleia Legislativa promove um debate sobre a proibição do trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais e federais que cortam o estado.
O evento integra uma série de consultas públicas promovidas pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a pedido do deputado Oscar Gutz (PL), visando colher sugestões para a alteração da legislação.
“Nós temos que lutar pelo direito das pessoas e pela sua segurança, mas também pelo direito dos colonos, que precisam trafegar pelas rodovias para fazerem os plantios e as colheitas, sem serem parados e multados ou até mesmo perderem as safras. Por isso, é muito importante mudarmos a lei”, argumenta Gutz.
O evento, que já foi realizado nos municípios de Campos Novos e Papanduva, acontece na Câmara de Vereadores de Abelardo Luz, às 18h30.