Nesta segunda-feira (20), durante o 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, ACAERT Next, o presidente da entidade, Fábio Bigolin apresentou o painel: “A Força do Meio Rádio em Santa Catarina” exibindo pesquisa que apontou que 8 entre 10 catarinenses ouvem rádio.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A pesquisa, elaborada pelo instituto IRB, entre 11 de março e 03 de abril, aponta números relevantes do meio rádio, como explicou Fábio Bigolin: “Os números trazidos pela pesquisa são muito importantes e nos deixam muito animados porque representa o tamanho que nós temos”.
A pesquisa revela também que o horário nobre do rádio não é só pela manhã, mas das 8 até as 19 horas, ou seja, são mais de 10 horas com mais de um milhão de ouvintes por minuto em Santa Catarina, com picos de quase dois milhões de ouvintes por minuto ao longo da manhã.
Outros números relevantes são de quem ouve rádio: 14% dos ouvintes são da geração Z, entre 15 e 24 anos, 66% tem entre 25 e 59 anos e 19% tem 60 anos ou mais.
Vários motivos ligam os catarinenses no rádio: 66% ouvem música, 65% ouvem notícias e 40% futebol.
Outro ponto alto da pesquisa indica a confiabilidade do meio rádio: 65% responderam que confiam nos comerciais que ouvem, 63%afirmam que as propagandas no rádio são mais confiáveis que da internet e 65% consideram o locutor da rádio como influenciador.
No ranking de confiança nos meios de comunicação, o rádio sai disparado em primeiro lugar com quase 60%.
A pesquisa apresentada pela ACAERT revela que para o catarinense o rádio é companheiro, confiável, divertido e essencial.