O número de crianças sem cárie cresceu no Brasil, chegando a 53,17%. O dado foi revelado pela pesquisa nacional de saúde bucal SB Brasil e divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (13) pelo Ministério da Saúde. O índice de crianças sem cárie é 14% maior do que o resultado da última pesquisa, em 2010, quando 46,6% das crianças entrevistadas estavam livres da doença.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Na região Sul, o aumento no número de crianças de 5 anos livres de cárie foi mais expressivo, de 40,7% entre 2010 e 2023.
No Sudeste, foi de 21,9%; no Nordeste, 17,1%; Já no Norte do país, o aumento foi de 11,2%. Estes dados dizem respeito às capitais e cidades do interior.
No Centro-oeste, houve uma pequena diminuição na proporção, de 38,8% para 37,9%.
Com este dado, os governos federal, estadual e municipal podem planejar políticas públicas com base nas necessidades reais dos brasileiros.
Veja também
Videirense assume vice-presidência da Regional SC da CBMEV
Mal súbito: o que é, causas, sinais, sintomas
Detalhes da pesquisa serão divulgados até sexta-feira (14), no seminário criado pelo Ministério da Saúde para debater a expansão do acesso aos serviços de saúde bucal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Programa Brasil Sorridente
Iniciado em 2004, o programa Brasil Sorridente ajudou a tirar o país do grupo de países com média prevalência de cárie dentária e colocá-lo no grupo com baixa prevalência, de acordo com ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Atualmente, o SUS oferece ações de promoção da saúde, como fluoretação das águas de abastecimento público, ações de prevenção e recuperação da saúde bucal, inclusive atendimentos com detecção precoce do câncer de boca.
Em 2023, foi criado o Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (SESB), especializado em atender o interior do país, especialmente municípios de até 20 mil habitantes. Ao todo, o programa atende mais de 15,2 milhões de brasileiros.