Rádios RBV

Menu

Audiência discute alteração de velocidade dos radares em Videira

Os controladores de velocidade foram instalados no início do mês de maio em diversas vias do município.

Fonte:
Câmara de Vereadores de Videira

Audiência discutiu alteração de velocidade dos radares em Videira, na noite da segunda-feira (17) no Plenário da Câmara de Vereadores de Videira. A reunião foi promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJR).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A audiência foi conduzida pela presidente da CLJR, vereadora Janaina Guedes de Freitas. Inicialmente, foram convidados a explanar os representantes de quatro entidades: Câmara de Dirigentes Lojas (CDL), Órgão Executivo de Trânsito de Videira (Ortravi), Conselho de Desenvolvimento de Videira (Codevi) e prefeitura.

- Publicidade -

O representante da CDL, José das Neves Olivo, destacou que os controladores de velocidade, da forma como estão postos, possuem caráter arrecadatório e causam prejuízos ao comércio local. Segundo ele, a opinião da entidade é que sejam feitos ajustes.

“Na pior das hipóteses, nossa sugestão é que se pense onde estão instalados, acho que os locais não estão adequados. Na melhor das hipóteses, vamos unificar todos, se possível, em pelo menos 50km/h”, aponta.

Veja também

Radares começam a operar nesta quarta-feira (01) em Videira

Projeto promove diversidade nas escolas municipais de Videira

Entre outras informações, o assessor de trânsito da Ortravi, Franke Motta, explicou que a definição da velocidade máxima permitida em cada via leva em conta a complexidade e o risco que ela poderá apresentar.

Ele esclareceu, ainda, a diferença entre o controlador e o redutor de velocidade. Enquanto o primeiro serve apenas para garantir que as pessoas transitem na velocidade já estabelecida para a via, o segundo (cujo a presença de display com indicador de velocidade é obrigatório) visa reduzir a velocidade em um determinado ponto, sendo conhecido também como lombada eletrônica.

Motta salientou que mudanças podem sim ser realizadas, desde que estejam baseadas em estudos técnicos que comprovem ou atestem a necessidade dessas alterações. 

Em sua fala, o presidente do Codevi, Luiz Carlos Bondicz, apresentou um breve cálculo sobre quantos metros por segundo percorre um veículo em determinada velocidade. Informou também que não houve consenso sobre o assunto entre os membros do conselho.

“A maioria entende que os controladores são importantes e como a proposta é de se padronizar para que não se tenha mais essa confusão entre 40 e 50, a nossa posição é a padronização nos 50km/h, lembrando que um carro a essa velocidade percorre quase 14 metros por segundo”, lembra. 

Representando a prefeitura, o procurador Luiz Francisco Karam Leoni apontou que a velocidade de cada via e, consequentemente dos controladores, remete às definições feitas ainda no Plano de Mobilidade Urbana, cuja elaboração contou com estudos técnicos e audiência pública para depois obter a aprovação legislativa, em 2019.

“As velocidades estavam lá fixadas, ninguém mudou nada, ninguém alterou nada. Quem já não andava a 40km/h na Saul Brandalise já estava errado. Posso não concordar com a velocidade? Posso, é meu critério, é minha posição, mas não é o que está no Plano. Se a pessoa anda a 40km/h, ela não é multada”, afirma.

Neste sentido, Leoni salientou que para ocorrer algumas mudanças, é necessário primeiramente alterar o Plano de Mobilidade.

Depois das exposições das autoridades e dos especialistas, foi aberto um espaço para que cada vereador presente pudesse fazer a sua manifestação. Na sequência, a comunidade presente pode fazer seus questionamentos.

Entre as hipóteses levantadas para tentar resolver a questão, foram registradas as seguintes sugestões: atualizar as velocidades das vias no Plano de Mobilidade e, em caso de estudos apontarem para a padronização em 50km/h, que ocorra a revisão das multas já aplicadas.

Além disso, foi proposto aprimorar as formas de divulgação e orientação da comunidade em relação aos controladores.

Os controladores de velocidade foram instalados no início do mês de maio. Eles regulam a velocidade já estabelecida para a via. Algumas delas são de 50km/h, enquanto outras são de 40km/h.

Especialista em trânsito avalia técnicamente os radares

O diretor de uma Auto Escola e especialista em trânsito, Kleber Petry, concedeu entrevista ao RBV Notícias trazendo um parecer técnico sobre os radares. Confira:

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Casal é flagrado pulando muro de motel para fugir sem pagar

Na manhã de quarta-feira (20), um casal foi flagrado...

Apostas catarinenses levam prêmios na Quina

Apostas de Santa Catarina garantiram prêmios ao acertarem a...

Previsão do Tempo: Santa Catarina continuará com a chuva presente

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Situação dos portos de SC demanda atuação conjunta e melhoria da comunicação

A Federação das Indústrias de SC (FIESC), por meio...

Milho, arroz, feijão e soja em destaque no mercado catarinense

A Epagri divulgou a última edição do Boletim Agropecuário,...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Acidente deixa três feridos em Caçador

Uma colisão envolvendo dois carros mobilizou o Corpo de...

Outros Tópicos Interessantes