Nessa segunda-feira (24) houve sessão da Câmara de Tangará com os trabalhos em plenário conduzidos pelo Vereador/Presidente Marcio Meyer.
Ofícios Recebidos: O Secretário Municipal de Administração, César Luiz da Nunz, em resposta a demanda apontada pelo Vereador Andrey Alberti informa que os pontos de iluminação constantes do Sistema Genesis da CELESC serão substituídas pelo programa de Eficiência Energética, nos quais estão inclusas algumas comunidades de Tangará. Ainda informa que a Administração pretende dar andamento na instalação/substituição das luminárias conforme a disponibilidade de recursos.
O Secretário ainda esclarece que a indicação da emenda impositiva do Vereador Andrey relativo aos brinquedos do parquinho no Bairro Novo Horizonte esta em licitação. Informa que, primeiramente, a Administração irá construir a base em concreto, para posterior instalação dos brinquedos.
Ordem do Dia: Em votação final foram aprovados, de forma unânime, pelos Vereadores o Projeto de Lei Complementar nº 039, que cria o cargo de Agente de Combate às Edemias e o Projeto de Lei Complementar nº 041, que delimita área urbana consolidada e área de preservação permanente existentes nas faixas marginais dos cursos d’água na zona urbana de Tangará.
Palavra Livre: O Vereador Andrey Alberti pede à Administração a contratação de servidor para serviços de limpezas no barracão da Secretaria de Obras e da antiga rodoviária (usada pelos veículos de transportes da Saúde e Educação).
O Vereador Waldir Misturini solicita ao Setor de Obras melhorias na subida da Rua Lourival Mendes, até que a via seja pavimentada em concreto. Lembra que houve mudança da rede de luz no local, depois de pedidos do mesmo.
A Vereadora Maria Miria pede que sejam averiguadas denúncias de vendas de bebidas alcoólicas no bar situado na pracinha e se há desleixo do responsável pelo estabelecimento na destinação do lixo. Comenta de situações constrangedoras do consumo de bebidas na presença de crianças e famílias. Solicita providências ao Conselho Tutelar e a Administração para proibir a venda de bebidas alcoólicas no local.
O Vereador Roberto Rampon pede ao Executivo Municipal para execução de proteção na Rua Caravágio no acesso à Rua Albino Menoncin, perante dificuldades dos motoristas, que em alguns casos automóveis caíram em terrenos próximos. Destaca o apoio da Administração em auxiliar o Município de Arroio do Meio/RS. Parabeniza servidores que contribuíram na limpeza daquela cidade. Agradece o mutirão de pessoas de Tangará que também foram auxiliar, incluindo o próprio Vereador. Lamenta o descaso do Governo Federal e de Militares em lidar com a situação. A impressão é de que querem prejudicar o Rio Grande do Sul, citando exemplos do leilão do arroz, suspensão de créditos financeiros e importação de insumos que afetarão produtores de uvas, gerando uma concorrência desleal.
O Vereador Valdacir Andres comenta que rodando pelo interior do Município enaltece as condições de trafegabilidade das estradas rurais de Tangará. Embora tenha orçamento menor que Videira a Administração conseguiu deixar com acessos transitáveis as estradas vicinais, mesmo após chuvaradas. Parabeniza o trabalho conjunto, do Executivo, Secretaria de Obras e de todos os Vereadores.
O Vereador/Presidente, Marcio Meyer, lamenta quem coloca culpa nos Vereadores do que acontece de errado no Município e/ou condenam sua postura por não criticar a Administração e apoiar o Prefeito Bitinha. Avalia porém, que tem agido pelo bem de Tangará seguindo compromisso que assumiu com a população antes de ser eleito. Finaliza, solicitando, novamente ao Detrantag a colocação de lombadas antes da ponte na localidade de Linha Linho e no trajeto asfaltado, visto que recentemente houve a queda de mais um automóvel no rio.
Durante as manifestações todos os vereadores saudaram Giovanio Pontel, assessor do Governo do Estado na região, que esteve acompanhado a sessão no plenário da Câmara.
Próxima reunião acontece em 1º de julho às 19h.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Tangará