A chuva e o frio devem persistir até domingo em todo o Estado de Santa Catarina. A informação foi divulgada pela Defesa Civil nesta quinta-feira (11) e põe em alerta municípios em várias regiões. Algumas cidade já ultrapassam 50 mm de chuva em menos de 24 horas, a exemplo de Videira, Caçador e Tangará, no Meio-Oeste. Rio do Sul e Blumenau, no Vale do Itajaí, entraram em alerta para o risco de alagamentos e enchente por conta da possibilidade de transbordamento do rio Itajaí-açu.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A chuva retornou ao estado na madrugada desta quinta-feira (11) pelo norte catarinense e se estendeu para as demais regiões no decorrer do dia, com a formação de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão. Os termômetros não ultirapassaram os 10ºC na maior parte do estado nesta quinta-feira (11). Nas regiões próximas ao litoral as máximas giraram em torno de 15ºC.
Previsão Detalhada
A expectativa é de que a precipitação, que varia de fraca a moderada com momentos isolados de forte intensidade, continue até sexta-feira (12). Os volumes médios acumulados em Santa Catarina estão estimados entre 70 a 90 mm, com possibilidade de ultrapassar 100 mm em alguns pontos devido a temporais localizados.
No sábado (13), um novo sistema de baixa pressão deve provocar chuvas ainda mais intensas e volumosas, especialmente entre a tarde e a noite. Esse padrão deve persistir até a manhã de domingo (14), com volumes acumulados significativos. No decorrer do domingo, o sistema se afastará para o mar, diminuindo a intensidade da chuva em todo o estado.
Riscos e Recomendações
Devido às chuvas intensas já ocorridas durante a semana e à previsão de mais precipitações, as condições geológicas em Santa Catarina estão em estado de Atenção e Observação. As áreas em Laranja no mapa indicam um risco elevado de deslizamentos, fluxos de detritos e quedas de blocos, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas áreas em Amarelo, o risco é moderado.
A região do Alto Vale do Itajaí apresenta alto risco de inundações. Em Rio do Sul, os modelos hidrológicos indicam que o nível do rio pode atingir entre 7,5 e 8,5 metros entre quinta e sexta-feira (12), com possibilidade de chegar entre 9 e 10 metros em cenários mais extremos. As demais áreas das bacias hidrográficas dos rios Itajaí e Itajaí-Açu também devem atingir níveis de atenção para inundações, com risco de alagamentos e enxurradas nas áreas em Laranja, enquanto nas áreas em Amarelo o risco é moderado.
Frio Intenso se Mantém Até o Final da Semana
Desde o início da semana, o tempo instável e chuvoso, combinado com a presença de uma massa de ar frio, tem mantido as temperaturas baixas em todas as regiões de Santa Catarina, com valores não ultrapassando muito os 15°C. Este comportamento deve permanecer no estado pelo menos até o final de semana.
Para as madrugadas e amanheceres, são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado, as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C.
Já nas tardes, devido à cobertura de nuvens e ao predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos, e entre 12 e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção de uma onda de frio, condição em que as temperaturas permanecem abaixo do esperado por um período mais longo.
Veja também
Morador encontra chuchus trigêmeos no quintal de casa
Capela da SER BRF em Videira é revitalizada
Avisos e Cuidados
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) atualiza constantemente os cenários de previsão. Portanto, é essencial que a população acompanhe os Avisos Hidrometeorológicos e Geológicos emitidos diariamente pela SDC.
Recomendações para a população:
- Evite áreas sujeitas a alagamentos.
- Não atravesse ruas alagadas e pontilhões submersos.
- Fique atento aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além da inclinação de árvores e postes.
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados;
- Mantenha a higiene das mãos.
- Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias.
- Mantenha-se informado sobre os Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.
A colaboração de todos é fundamental para minimizar os riscos e garantir a segurança durante este período de chuvas intensas em Santa Catarina.