A cigarrinha do milho foi tema de evento da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa em Arroio Trinta, nesta sexta-feira (12). O encontro técnico contou com especialistas que abordaram manejo do solo e controle químico para o controle da praga.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O evento teve como objetivo capacitar os produtores sobre práticas corretas de manejo, essenciais para evitar perdas significativas na produção de milho, essencial para diversas cadeias produtivas agrícolas em Santa Catarina.
O evento contou com apoio da Epagri, Fetaesc, Faesc e Senar, trazendo especialistas como Maria Cristina Canale, da Epagri de Chapecó, que destacou a necessidade de alternativas para enfrentar as doenças transmitidas pelo inseto.
Veja também
Cigarrinha-do-milho aumenta risco de doenças
Confira boletim do monitoramento da cigarrinha-do-milho em SC
Rodolfo Castilho, pesquisador da Epagri, ressaltou que todas as variedades de milho são suscetíveis às doenças transmitidas pela cigarrinha, afetando severamente as lavouras no sul do Brasil desde 2020.
O deputado Alir Silva enfatizou a importância do encontro para orientar os produtores, que enfrentam grandes prejuízos devido à praga.
A reunião foi aprovada por unanimidade, visando disseminar informações cruciais sobre manejo e controle da cigarrinha.