Rádios RBV

Corpo de Bombeiros de SC vence competição internacional

Realizada pela Escola Superior de Bombeiros (ESB), a disputa busca avaliar a atuação das equipes em situações de risco que envolvam altura.

Fonte:
Assessoria de Imprensa CBMSC

Na última quinta-feria (18), o Corpo de Bombeiros de SC (CBMSC) venceu a competição internacional Rope Days, em São Paulo. Realizada pela Escola Superior de Bombeiros (ESB), a disputa busca avaliar a atuação das equipes em situações de risco que envolvam altura.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Neste ano, a competição teve a participação de 19 equipes. A do CBMSC composta por oito bombeiros militares, de diferentes regiões do estado, passou por cinco testes. Todos foram realizados no mesmo dia, com diferentes cenários, no Centro de São Paulo. 

O primeiro foi um cenário de vítima politraumatizada em corda, realizado na Catedral da Sé. No segundo momento, o teste foi um resgate em túnel com deslocamento horizontal, com a vítima em uma maca, dentro da estação de metrô Pedro II.

A terceira etapa foi o resgate de vítima presa pendurada entre uma corda entre um prédio e outro com uma distância aproximada de 130 metros de altura.

Veja também

CBMSC promove TBAE e Curso de Bombeiro Comunitário em Videira

Realizada 1ª Olimpíada dos Bombeiros Voluntários de Caçador

Outro cenário foi uma tirolesa no Viaduto do Chá e por último, uma grua em que foi preciso se deslocar junto ao prédio do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP).

O CBMSC já havia participado da competição em 2023, chegando ao segundo lugar e neste ano, conseguiu se configurar como a melhor equipe.

“Foram dias intensos, principalmente, tivemos dois dias de troca de experiência e o dia da competição. Nossa equipe passou por diversos cenários, cinco cenários de resgate, pessoas presas em ambientes que envolviam altura. Foi um trabalho bem interessante de treinamento, de busca por aquisição de equipamentos, de um apoio constante”, explica o tenente Robson Fermiano Barbosa Silva, comandante da equipe de competição de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Para participar do evento, a equipe do CBMSC vinha se preparando desde maio com treinamentos específicos.

Os cenários só foram revelados durante a competição e cada detalhe contava pontos. “Todos os cenários foram no Centro Histórico de São Paulo. Tínhamos que realizar todo o deslocamento do efetivo, carregando todo o material, chegando nos cenários surpresas, em que a equipe não sabia qual seria a situação de resgate. Para dar essa sensação das ocorrências que atendemos no nosso dia a dia. Recebíamos a orientação e precisávamos realizar o resgate, isso tudo dentro um tempo, com desconto de pontos para os erros”, explicou o tenente.

Equipe

  • Tenente Robson Fermiano Barbosa Silva – comandante
  • Cabo Daniel Fabricio Rodrigues Menon – resgatista
  • Soldado Helber Braga Marega – Rigger
  • Cabo Marcos Cidade dos Santos – APH (Atendimento Pré-Hospitalar)
  • Sargento Vanderléia Cipriani – vítima
  • Cabo Jean Carlos Alexandre – tração
  • Soldado Douglas Costa – tração
  • Sargento Ewerton Diego de Medeiros – árbitro

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

MEC proíbe medicina, direito e psicologia no ormato EAD

O Ministério da Educação (MEC) assinou nesta segunda-feira (19)...

Uniarp e Maice se unem por horta de ervas medicinais

O Hospital Maice de Caçador está investindo em uma...

Semana do MEI tem atendimentos e palestras gratuitas em Videira

Se você deseja abrir um negócio, regularizar sua atividade...

Desmatamento em Santa Catarina cai 39,9% em 2024

Santa Catarina se destacou mais uma vez na redução...

Caminhada marca 18 de Maio em defesa de crianças em Caçador

Centenas de pessoas participaram na sexta-feira da caminhada alusiva...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de clima variado

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Ônibus escolar irregular é apreendido em Videira

Na manhã da segunda-feira (12), o Órgão de Trânsito...

Outros Tópicos Interessantes