O 18º Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado – começa nesta terça-feira (23) em Fraiburgo. O evento é um dos mais importantes da fruticultura brasileira e deve reunir mais de mil pessoas, entre pesquisadores, técnicos, produtores, empresários, estudantes e público em geral.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O Parque da Maçã, receberá ainda o 2º Semco – Seminário Catarinense de Olericultura, na quinta-feira (25). O coordenador, Leandro Hahn, destaca que o objetivo dos eventos é a valorização da ciência brasileira para a produção de frutas e hortaliças, em busca de uma produção cada vez mais competitiva.
“Pensamos em uma programação com temas relevantes e variados tanto para o Enfrute como para o Semco. É uma grande oportunidade para todos os envolvidos na fruticultura e olericultura obterem conhecimento com tudo o que preparamos com muita dedicação”, diz Hahn.
No primeiro dia do Enfrute, destaque para a palestra de abertura às 8h30 com Paulo Mazzafera, professor da Unicamp que falará sobre mudanças climáticas extremas: como lidar com os impactos na fruticultura e olericultura. Em seguida, o evento segue com uma palestra sobre enxertia de araucária para produção de pinhão.
Veja também
Enfrute terá apresentação de 370 trabalhos científicos
Abertura do Enfrute será marcada por homenagens
Ainda pela manhã, pesquisadores da Epagri irão explanar sobre as novas cultivares de maçã, frutas de caroço e uva lançadas nos últimos anos e o potencial de cultivo no Brasil. Na parte da tarde as palestras serão sobre controle de pragas e doenças, produção de kiwi e produção orgânica de maçãs e uvas.
O evento reserva também uma palestra sobre novas tecnologias de aplicação de produtos com drones. Destaque ainda para a apresentação de trabalhos científicos, feira com mais de 60 expositores e a abertura oficial às 19h com presença de autoridades e homenagens.
O Enfrute e o Semco são organizados e promovidos pela Estação Experimental de Caçador da Epagri, Prefeitura de Fraiburgo, Uniarp e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Caçador (Aeac), com patrocínio da Fapesc, Crea-SC e Confea.
A programação completa pode ser conferida em https://enfrute.uniarp.edu.br/. As inscrições são gratuitas.