Entre os dias 23 e 25 de julho, mais de 3 mil pessoas visitaram o Parque Nacional da Maçã, em Fraiburgo, para participar do XVIII Enfrute (Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado) e do 2º Semco (Seminário Catarinense de Olericultura). Fraiburgo, principal produtor de maçã do Meio-Oeste catarinense, recebeu o maior público da história dos eventos e superou números nunca antes alcançados, colocando a fruticultura e a olericultura em destaque nacional.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O Enfrute e o Semco registraram recordes notáveis, com 370 trabalhos científicos apresentados, mais de 20 palestras e a participação de 60 empresas que expuseram produtos e tecnologias. Durante os três dias, os participantes puderam trocar experiências, adquirir novos conhecimentos e realizar negócios.
Os temas abordados na palestras incluíram automação dos cultivos, uso de drones para pulverização, mecanização, controle de pragas e doenças, mudanças climáticas, além do lançamento de novos cultivares e tecnologias, e muitos outros.
O evento foi organizado pela Estação Experimental da Epagri em Caçador, Prefeitura de Fraiburgo, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (Aeac). O Enfrute e o Semco também contou com o apoio de diversos patrocinadores.
Leandro Hahn, coordenador dos eventos, expressou satisfação com os resultados alcançados. “Todas as expectativas foram superadas. Tivemos recordes de público, apresentações de trabalhos e a presença constante de produtores e técnicos nos corredores, palestras e estandes das empresas. Muita informação e conhecimento circularam nesses três dias, com muitos negócios sendo fechados.”
Veja também
Como controlar o cancro europeu que atinge a produção de maçã
Epagri promove encontro para troca de sementes crioulas e flores
A integração da fruticultura e da olericultura foi destacada, ampliando a programação e atraindo mais técnicos e produtores. André de Souza, palestrante e gerente de pesquisa da Epagri Videira, ressaltou a importância dos eventos para o setor. “O Enfrute e o Semco são oportunidades únicas para unir conhecimento científico e a presença de produtores, influenciando o futuro da cadeia produtiva de diversas culturas.”
Poliana Francescatto, engenheira agrônoma e gerente de desenvolvimento técnico em uma empresa norte-americana, avaliou positivamente o conteúdo dos eventos. “O Enfrute é o melhor evento de fruticultura no Brasil, trazendo pesquisas relevantes tanto nacionais quanto internacionais.”
Eduardo Scapinelli, fruticultor, destacou a importância de buscar informações e inovações. “Viemos buscar conhecimento, novidades e assistir palestras importantes para aprimorar nossas práticas.”
Outro destaque foram os homenageados. O Enfrute homenageou Gilmar Arduino Bettio Marodin, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Marise Vicelli, servidora da Estação Experimental de Caçador, da Epagri. Já o Semco homenageou Giovani Moraes, produtor de cebola de Lebon Régis e Sigfried Muller, pesquisador aposentado da Estação Experimental de Caçador, da Epagri.
A XVIII edição do Enfrute e o 2º Semco reafirmaram a relevância dos eventos para o desenvolvimento e inovação na fruticultura e olericultura, fortalecendo laços entre pesquisa, tecnologia e produção agrícola.