Endividamento das famílias cai pela primeira vez desde fevereiro

A redução do endividamento foi influenciada principalmente pelas mulheres

O endividamento das famílias brasileiras caiu em julho, conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comércio. Esta é a primeira queda desde fevereiro.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor revelou que 78,5% das famílias tinham dívidas em julho. Isso representa uma redução de 0,3 pontos percentuais em relação a junho.

Publicidade

A pesquisa apontou que a redução do endividamento foi influenciada principalmente pelas mulheres, enquanto os homens mantiveram suas dívidas estáveis.

O economista Felipe Tavares destacou que a redução da inadimplência é uma marca importante, e apontou também que o cartão de crédito continua sendo o principal responsável, usado por quase 90% dos devedores.

Veja também

SC registra fechamento de 128 mil empresas em um ano

Exportação de frutas do Brasil passa US$ 511 milhões no primeiro semestre

O mercado de crédito aquecido e juros mais acessíveis contribuíram para a queda do número de inadimplentes.

Outro dado importante é o aumento de 1,4% no financiamento imobiliário neste ano.

Além disso, a pesquisa indicou uma leve redução na inadimplência. As famílias sem recursos para pagar suas dívidas diminuíram, melhorando a saúde financeira.

Por outro lado, houve um aumento na população com dívidas atrasadas há mais de três meses. As famílias mais pobres estão menos endividadas, mas mais inadimplentes.

Segundo o economista, houve um aumento nos percentuais de famílias que ganham menos de zero a três e de três a cinco salários mínimos, o que pode indicar uma possível piora na atividade econômica ou deterioração do quadro de mercado de trabalho para esses grupos.

Porem as projeções apontam otimismo do mercado, indicando que o endividamento deve continuar caindo. No entanto, ele pode voltar a subir na reta final de 2024.

Fonte:
Portal RBV/ Jovem Pan

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corpo encontrado no Rio Canoinhas é investigado como homicídio

A morte de um homem encontrado nas águas do...

FIESC estima risco de 41,4 mil empregos em SC com redução da jornada de trabalho

Estudo da federação aponta que mudança na escala 6x1 pode extinguir mais de 41 mil postos de trabalho em Santa Catarina.

Autódromo de Chapecó terá primeiras provas no fim de outubro

O Autódromo Internacional de Chapecó receberá suas primeiras competições...

Aos 61 anos, casal de Videira conquista pódio em maratona internacional

Jeferson e Marili Costa, de 61 anos, destacaram-se em competição que percorreu três países da América do Sul.

Identificado homem morto a facadas no bairro Martello em Caçador

Foi identificado como sendo Jonathan Leonardo Matoso Abud, conhecido...

Veado morre em frente à Igreja Matriz de Irani após ataque de cães

Animal silvestre foi atacado do outro lado da igreja e caminhou ferido até o templo, onde não resistiu aos ferimentos.

Carreta da Castração volta a Caçador neste domingo com 30 vagas

A Carreta da Castração estará de volta a Caçador...