Bombeiros de SC intensificam combate a incêndios no Mato Grosso do Sul

Os bombeiros catarinenses concentram seus esforços no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, onde enfrentam frentes de fogo de 30 km em uma área de 73.345 hectares

Uma equipe de 10 dos 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que já atua no combate a incêndios no Pantanal do Mato Grosso do Sul, foi deslocada para uma nova área em Naviraí neste sábado (07). A outra metade da equipe continua em Aquidauana, onde as operações de controle de incêndios permanecem ativas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Neste momento, os bombeiros catarinenses concentram seus esforços no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Publicidade

O parque, com uma vasta área de 73.345,15 hectares, localizado na Bacia do Rio Paraná, enfrenta uma situação alarmante com diversos focos de queimadas ainda ativos.

Veja também

Bombeiros de Santa Catarina completam cinco dias de combate às chamas

Bombeiros de SC iniciam operação contra queimadas no Mato Grosso do Sul

A densa vegetação e as áreas alagadas complicam o acesso e forçam a equipe a adotar estratégias de combate indireto.

Os bombeiros do CBMSC iniciaram a missão no Mato Grosso do Sul em 28 de agosto, após saírem de Florianópolis a pedido do governador Jorginho Mello.

Equipados com seis caminhonetes e todos os recursos necessários, a equipe usa drones para monitorar e avaliar os focos de incêndio, o que tem sido crucial para o sucesso das operações.

Situação Crítica e Estratégias de Combate

O capitão Ricardo Bianchi, comandante da operação, relatou que o cenário no Parque é extremamente crítico.

“A extensão da área e as frentes de fogo que chegam a 30 quilômetros tornam inviável o combate direto. Por isso, adotamos estratégias de contra-fogo para evitar que as chamas avancem para áreas habitadas e causam mais destruição”, explicou.

A redução das áreas alagadas no Pantanal devido à seca intensifica a dificuldade das operações.

Além disso, a seca na Amazônia afeta os ciclos climáticos do Pantanal, já que parte das chuvas que chegam ao Mato Grosso do Sul é gerada na floresta amazônica.

A combinação desses fatores torna a tarefa dos bombeiros ainda mais desafiadora.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/ Assessoria de Imprensa CBMSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

APAE de Videira completa 53 anos de história

A APAE de Videira celebra, no dia 21 de...

Polícia flagra drogas e detém dois homens durante abordagem no bairro Amarante

Uma abordagem da Polícia Militar de Santa Catarina resultou...

Repavimentação é concluída e Aeroporto Ângelo Ponzoni retoma operações em Videira

A repavimentação do Aeroporto Municipal Ângelo Ponzoni foi concluída...

Faltas em consultas impactam atendimento na saúde pública de Videira

A ausência de pacientes em consultas previamente agendadas tem...

Tiradentes e a luta pela liberdade que ainda ecoa no Brasil atual

O feriado de 21 de abril resgata um dos...

Frente fria traz chuva e temporais para SC nos próximos dias

A previsão do tempo indica variação significativa nas condições...

ChatGPT fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta segunda

O começo de semana foi marcado por dificuldades para...

Santa Catarina fortalece exportação de maçã com nova certificação

A economia de Santa Catarina deve ser beneficiada na...