O julgamento que pode resultar na anulação do jogo entre Fluminense e São Paulo, realizado no dia 1º de setembro pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizado nesta quinta-feira (26), a partir das 10h (de Brasília), no Rio de Janeiro. O pedido de impugnação, protocolado pelo São Paulo no último dia 9 de setembro, questiona a validade da partida.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O São Paulo argumenta que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli (Fifa-MG) cometeu um erro ao validar o gol de Kauã Elias, que garantiu a vitória do Fluminense por 1 a 0.
Além de solicitar a anulação do jogo, o clube paulista pediu o afastamento do árbitro.
A controvérsia gira em torno da origem do gol, que, segundo o São Paulo, deveria ter sido anulado devido a uma falta não marcada.
Veja também
Corinthians é hexacampeão do Campeonato Brasileiro Feminino
Avaí/Kindermann goleia novamente e segue líder do Catarinense
No lance, Calleri e Thiago Santos disputaram a bola, e o auxiliar Guilherme Dias Camilo sinalizou uma infração. No entanto, a decisão final cabe ao árbitro, que não apitou.
Em seguida, Thiago Silva, após tocar a bola com a mão, deu início à jogada que resultou no gol.
O VAR revisou a jogada e confirmou o gol.
Nas imagens, Zanovelli justifica sua decisão dizendo que viu a falta de Calleri, contudo optou pela vantagem para o Fluminense.
Contudo, ele se contradiz ao afirmar que viu Thiago Silva tocar a bola com a mão, o que levanta dúvidas sobre a correção de sua decisão.
Além do impacto imediato na tabela do campeonato, o resultado do julgamento poderá influenciar as futuras arbitragens e a confiança nas decisões do VAR.
O São Paulo busca não apenas a anulação da partida, mas também uma maior clareza sobre os critérios usados nas arbitragens, especialmente em lances controversos como este.
A expectativa pelo julgamento é alta entre torcedores e analistas esportivos, que aguardam a decisão do STJD, que pode alterar não apenas o desempenho das equipes, mas também as relações entre clubes e a arbitragem no futebol brasileiro.
Confira os melhores momentos do jogo
Portal RBV nas redes sociais