A Uniarp realizou de 23 a 26 de setembro o IV Simpósio Internacional dos cursos da saúde e IX Ciclo de Estudos em Farmácia: Inovação e sustentabilidade, com o tema: “Alimentos na promoção da saúde”. A palestra de abertura foi ministrada pelo Dr. Héctor Gómez, sobre compostos bioativos e biodiversidade nos sistemas alimentares.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Dia 24 de setembro, a programação teve palestra com o Dr. Gabriel Olivo Locatelli, sobre o cultivo sustentável de componentes animais para alimentação humana. Dr. Gabriel possui experiência nas áreas de Microbiologia Geral e de alimentos, bromatologia, processos fermentativos industriais, desenvolvimento de formulações microbianas e controle biológico.
Na sequência, o professor Dr. Levi Hülse, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP ministrou palestra sobre a História da Sustentabilidade e os ODS.
Veja também
Michel Temer recebe comitiva de Caçador
Vara Regional de Garantias é instalada em Caçador
Escritor Raphael Montes é atração na 3ª Feira do Livro da UNIARP
Concurso de culinária
Na segunda noite do Simpósio e do Ciclo de Estudos foi realizado o concurso de culinária Masterchef PANC. A comissão de Culinária do concurso foi composta pelos professores: Mestre Cássio Geremia Freire, Mestre Débora Fernandes Pinheiro, Mestre Emyr Hiago Bellaver, Graduando Felipe Frank, Mestre Jéssica Camile Favarin, Mestre Talize Foppa e as Chefes de Cozinha: Larissa Bissoni e Marigilda Dalarosa.
Em 1º lugar ficou o grupo DAS Gourmet: Debora Ceretta Jung, Andréa Marafon e Sandra Bragnolo com a receita Quice nutriverde e salada primavera.
Em 2º lugar ficou o grupo Pharmateam: Leticia Alvarenga de França, Mariana Gomes Ribeiro e Julia Rodrigues com a receita cheesecake de physalis.
O 3º lugar ficou com o grupo Nutrio: Tiago Valentim Pedroso, Heloisa Milena Stein e Izadora Feijó com a receita: salmão com molho pesto de azedinha e salada caprese.
Alimento como promotor de saúde
Nesta quinta-feira (26) o objetivo é trazer o alimento como promotor de saúde, com uma abordagem multidisciplinar, apresentando novas tecnologias, inovação científica e modelos sustentáveis de produção para uma vida mais saudável.
A programação dos eventos foi organizada para gerar discussões sobre a produção de alimentos do futuro, moldada por uma mentalidade que prioriza não apenas à saciedade, mas também a nutrição, a sustentabilidade e a prevenção de doenças.
O Simpósio internacional e o Ciclo de estudos atendem três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 3 Saúde e Bem-Estar, 9 Indústria, Inovação e Infraestrutura e o 12 Consumo e Produção Responsáveis.
Portal RBV nas redes sociais