Uma família de Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, vive um momento delicado após um acidente doméstico no último domingo (29). Um homem e seus dois filhos, de 3 e 5 anos, sofreram queimaduras graves quando ele tentou atear fogo em lixo usando álcool.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A filha mais velha, Sophia Manuella Muller Baldi, foi a mais afetada, com cerca de 80% do corpo queimado.
Ela está internada no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, onde foi transferida na segunda-feira (30). Embora esteja estável, seu estado continua grave.
Veja também
Recém-nascido é encontrado morto em Curitibanos
Adolescente morre afogado ao tentar tirar bola de rio
O pai, Luiz Carlos Machado Baldi, recebeu alta, enquanto o filho mais novo, Noah Vicenzo, permanece internado em Ponte Serrada com queimaduras nas mãos e no rosto.
Segundo o padrasto do pai das crianças, Murilo Soares de Souza, a família se revezou nos cuidados.
Enquanto a avó de Sophia está com ela em Florianópolis, a mãe cuida de Noah e Luiz se recupera em casa.
Murilo e Luiz Carlos são bombeiros comunitários em Ponte Serrada e estão recebendo apoio dos colegas e da comunidade.
Acidente
Segundo o avô, no momento do acidente, o pai das crianças estava queimando lixo utilizando álcool, quando uma delas bateu no recipiente com o produto inflamável, o que fez com que o fogo se espalhasse e atingisse os três.
“O pai colocou fogo no lixo, mas as crianças não estavam perto. Ele deixou o galão mais afastado, mas aí os dois menorzinhos vieram correndo, chutaram o galão e aí foi onde aconteceu isso tudo. Ele conseguiu tirar o menorzinho e, mesmo se queimando, conseguiu abraçar a maiorzinha e levar ela para jogar água para apagar o fogo. Ela só está viva porque o pai conseguiu tirar ela também. Ele nunca imaginou que eles iriam chegar ali naquela hora” contou o avô.
Ajuda a família
Para ajudar a família com os custos da recuperação, colegas de Luiz iniciaram uma vaquinha, que ganhou apoio de outras pessoas da comunidade.
Os interessados em contribuir podem fazer depósito via PIX chave: 033.523.275-21 – em nome de Murilo Soares de Souza.
Tratamento de queimaduras
Em Santa Catarina, o Hospital Infantil Joana de Gusmão é a principal referência para o tratamento de queimaduras em crianças, enquanto pacientes adultos são atendidos em outras unidades especializadas.
A Secretaria de Estado da Saúde aguarda definições sobre a criação de um centro de referência para atendimento a queimados no Hospital Universitário de Florianópolis.
Portal RBV nas redes sociais