O Sicoob SC/RS está acelerando sua participação no setor de eletromobilidade no Brasil, ao anunciar a inauguração de 29 novos eletropostos até o fim de 2024. Em Santa Catarina, estado que emplacou 969 veículos eletrificados em agosto e ocupou o 4º lugar no ranking nacional de emplacamentos, o projeto Rota Verde busca atender à crescente demanda.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A infraestrutura de recarga será instalada em pontos estratégicos em todas as regiões do território catarinense. A meta é concluir a instalação de 38 eletropostos até o final de 2024, nove já estão em funcionamento nas cidades de Concórdia, Capinzal, Campos Novos, Rio do Sul, Canoinhas, Papanduva, Joinville, Navegantes e Blumenau.
A iniciativa acompanha a tendência de crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil, que bateu recorde de emplacamentos no primeiro semestre de 2024, superando o total de 2023. De acordo com os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), nos primeiros seis meses deste ano, o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados e ultrapassou os 93.927 alcançados de janeiro a dezembro de 2023.
Veja também
Lei do combustível do futuro é sancionada: veja o que muda
Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva intensa e alertas
Governo pode extinguir saque-aniversário do FGTS
Segundo um estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em parceria com o Boston Consulting Group (BCG) a expansão deve continuar. A projeção é de que até 2030, os eletrificados sejam responsáveis por 50% das vendas de carros novos. O estudo também aponta a necessidade de fomento na infraestrutura de abastecimento para que o contingente de novos veículos seja atendido.
O projeto Rota Verde integra o Eixo de Mudanças Climáticas do Plano de Sustentabilidade do Sicoob que, além de investir na infraestrutura para a eletrificação dos veículos, inclui a criação de linhas de crédito com condições atrativas para negócios classificados como sustentáveis. “O objetivo é que essa iniciativa se torne um exemplo a ser seguido em todo o país. Queremos mostrar que é possível combinar tecnologia e sustentabilidade para gerar benefícios para toda a sociedade”, destaca o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto.
Posicionamento estratégico da Rota Verde
Os eletropostos da Rota Verde estão posicionados em agências do Sicoob e instituições parceiras em cidades cuja localização permite a cobertura da autonomia média de 200 quilômetros de um carro elétrico. Nos primeiros pontos inaugurados, cooperados e não cooperados podem carregar seus veículos em um ambiente seguro e confortável, sem a necessidade de cadastro prévio. O sistema de carregamento é plug and play, e o Sicoob está trabalhando para integrar o serviço a um aplicativo de gestão de carregamento.
No futuro, o Sicoob planeja viabilizar a monetização das recargas, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa, que pretende chegar a 100 eletropostos no território de Santa Catarina. O Rio Grande do Sul também está nos planos da instituição, que, após a consolidação do projeto-piloto em Santa Catarina, pretende expandir a rota de eletropostos para o estado vizinho.
Com este projeto, o Sicoob espera inspirar outras instituições a investirem em iniciativas que tragam impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. “A partir desse projeto, estamos olhando para o futuro, para os nossos cooperados e para toda a comunidade”, afirma o coordenador de Estratégias de Negócios da Unidade de Desenvolvimento de Produtos e Serviços do Sicoob Central SC/RS, Daniel Abrão Gauer.
Portal RBV nas redes sociais