De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), os roubos seguidos de morte, conhecidos como latrocínios, mais que dobraram entre 2023 e 2024. Entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 14 casos, em comparação com apenas seis no mesmo período do ano passado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Esse aumento é preocupante, especialmente considerando que, em 2022, Santa Catarina tinha a menor taxa de latrocínios do Brasil, com apenas 11 casos, ou cerca de 0,13 a cada 100 mil habitantes.
Apesar do crescimento, os números ainda estão abaixo dos registrados em 2022 e 2021, quando ocorreram 20 latrocínios em cada um desses anos.
O ano de 2020 foi o mais letal para roubos seguidos de morte, com 25 vítimas.
Homicídios em Santa Catarina
O número de homicídios em Santa Catarina cresceu em 12 casos entre janeiro e setembro de 2023, totalizando 433 assassinatos. Desses, oito foram latrocínios, o que indica um aumento alarmante na criminalidade.
Veja também
Polícia Civil de SC agora conta com cães para encontrar vítimas
Mais de 100 armas são roubadas em cidade do Meio-Oeste
Joinville registrou o maior número de mortes, com 28 casos, enquanto Florianópolis acompanhou com 27.
A capital catarinense apresentou o maior crescimento, com 14 assassinatos a mais em comparação ao ano anterior, subindo de 13 para 27 vítimas.
Esses dados revelam um cenário preocupante e ressaltam a necessidade de medidas efetivas para combater a violência no estado.
Portal RBV nas redes sociais