O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) estabeleceu até 29 de outubro para que os 295 municípios e o governo do Estado respondam a um questionário sobre educação digital. O objetivo é coletar dados para diagnosticar as políticas de alfabetização e letramento digitais na rede pública.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O questionário a ser respondido pelas prefeituras têm 31 perguntas e pedidos de explicações, além de identificar nominalmente o responsável pelas respostas (preferencialmente secretários), e está dividido em seis blocos:
- dimensão institucional da educação digital;
- dimensão curricular da educação digital;
- dimensão tecnológica e conectividade;
- dimensão docente da educação digital;
- dimensão da gestão escolar; e
- educação inclusiva.
O TCE/SC quer identificar quais municípios já implementaram políticas de educação digital, quais estão em fase inicial, e se há investimento orçamentário nessa área.
Também investiga se habilidades computacionais estão incluídas na grade curricular, como se mede o aprendizado digital dos alunos e quais desafios enfrentam para o desenvolvimento da educação digital.
Veja também
Epagri contratará 161 candidatos aprovados em concurso público
Unoesc Day reúne mais de 1,7 mil pessoas em Videira
Michelle de Conto El Achkar, diretora de Atividades Especiais do TCE/SC, ressalta a importância de preparar os estudantes para o ambiente digital, evitando a criação de um abismo digital, especialmente para alunos em situação de vulnerabilidade.
“Tão importante quanto as condições para estudantes acessarem o mundo digital é a preparação para eles se inserirem nesse contexto. É preciso garantir aos alunos da rede pública o acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento da capacidade de utilização desses meios para que não se crie um abismo digital e para que alunos em situações mais vulneráveis não sejam perpetuados nessas condições”, comenta a diretora de Atividades Especiais do TCE/SC, Michelle de Conto El Achkar.
Política Nacional de Educação Digital
No Brasil, a Política Nacional de Educação Digital (PNED) foi instituída apenas no ano passado, após a sanção da lei 14.533.
A PNED tem como objetivo melhorar o acesso da população brasileira a recursos e ferramentas digitais, além de promover boas práticas no ambiente digital.
A política se baseia em quatro eixos:
- inclusão digital;
- educação digital escolar;
- capacitação e especialização digital;
- e pesquisa e desenvolvimento em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
A lei também altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para que as competências digitais sejam tratadas desde os anos iniciais do ensino fundamental.
Portal RBV nas redes sociais