Brasil despeja 1,3 milhão de toneladas de plástico no mar por ano

Brasil é o 8º maior poluidor de plástico do mundo e o líder na América Latina

Dados mostram que o Brasil despeja aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de resíduos plásticos no oceano anualmente. Este número alarmante representa cerca de 8% de todo o plástico que chega aos mares globalmente, posicionando o Brasil como o 8º maior poluidor de plástico do mundo e o líder na América Latina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Estes números foram revelados no relatório “Fragmentos da Destruição: Impactos da Poluição Plástica à Biodiversidade Marinha Brasileira”, que será lançado pela Oceana, uma ONG dedicada à conservação dos oceanos nesta quinta-feira (17).

Publicidade

O estudo revela que microplásticos foram encontrados em 9 das 10 espécies de peixes mais consumidos globalmente, evidenciando que essa substância já faz parte da dieta humana.

Além disso, a contaminação por plásticos foi detectada em peixes de riachos da Amazônia, onde 98% dos peixes analisados apresentaram plástico em seus intestinos e brânquias.

Os impactos nocivos do plástico nos animais incluem desnutrição, diminuição da imunidade e até morte, expostos a compostos químicos prejudiciais.

Veja também

Justiça Climática e o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas sancionado pelo governo brasileiro

Os impasses da governança climática global e da Conferência de Bonn e sua relação com a posição do Brasil

Ademilson Zamboni, diretor-geral da Oceana, expressou a esperança de que os dados do relatório impulsionem políticas públicas voltadas para a redução do plástico no meio ambiente. Ele enfatizou a necessidade de restaurar a saúde dos oceanos e da biodiversidade marinha.

Os cientistas também estão pressionando para que o Projeto de Lei (PL) 2524/2022 seja aprovado. Essa proposta visa implementar uma Economia Circular do Plástico, promovendo a reutilização e a reciclagem.

No entanto, a Oceana alerta que o projeto está parado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado desde outubro do ano passado, dificultando ações efetivas para combater a poluição plástica no Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia prende homem investigado por tortura contra o filho em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

FIESC anuncia complexo educacional e de tecnologia para Caçador

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) anunciou...

Reitor da PUC-PR morre após acidente durante visita aos EUA

O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR),...

CDL Caçador lança Câmara Setorial da Moda

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador lançou,...

Jonathan, tartaruga de 194 anos, tem segredo revelado pela ciência

Jonathan, considerado o animal terrestre mais velho do mundo,...

SENAI de Caçador celebra 50 anos de trajetória

O SENAI de Caçador celebrou nesta sexta-feira (16), os...

Homem é preso por tentar estuprar a avó de 90 anos

A Polícia Militar prendeu um homem suspeito de tentar...

PT tem votação menor em Matos Costa após 20 anos

Matos Costa registrou uma mudança no comportamento eleitoral na...