Um vídeo que retrata uma menina carregando sua irmã ferida nas costas se tornou viral nas redes sociais desde sua publicação nesta segunda-feira (21). As imagens mostram a jovem caminhando descalça sob o sol escaldante por mais de dois quilômetros na Faixa de Gaza. A irmã, que foi atropelada, estava nas costas da menina.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O momento foi registrado por um fotojornalista que, ao encontrá-las, ajudou as crianças a retornar a um acampamento de refugiados.
Ambas estão entre as 700 mil pessoas deslocadas na região, que vivem em abrigos sem acesso a cuidados médicos adequados, saneamento básico e alimentos suficientes, conforme relatado pela UNICEF.
Além disso, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa anunciou que quase mil mulheres e crianças feridas ou doentes serão retiradas de Gaza nos próximos meses.
Ele destacou a importância do diálogo entre os lados em conflito.
Veja também
Brasileiros em Gaza recebem ajuda do governo para água e alimentos
Brasil envia avião para repatriação de brasileiros do Líbano
Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, o número de mortos na guerra, que já dura um ano, ultrapassou 42 mil até 9 de outubro de 2024.
A situação se agrava com sucessivos bombardeios na região, e a ajuda humanitária chega de forma limitada. A nova ordem de retirada resultou em mais deslocamentos da população do Norte para o Centro e Sul da Faixa de Gaza.
Além disso, o exército israelita intensificou os bombardeios contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano, que respondeu com ofensivas contra várias cidades israelitas, intensificando o ciclo de violência na região.
"…I've been carrying her for an hour and I can't take it anymore."
— Al Jazeera English (@AJEnglish) October 22, 2024
A Palestinian girl from Gaza carried her injured sister on her back, barefoot, to return to Bureij refugee camp for treatment. pic.twitter.com/FAbV9hH4LZ
Portal RBV nas redes sociais