Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Inflação: IPCA-15 sobe 0,54%, influenciado por habitação e alimentação

O grupo de Transportes foi o único a registrar queda em outubro

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve uma alta de 0,54% em outubro, conforme anunciado nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice é considerado a prévia da inflação oficial do Brasil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A elevação foi impulsionada pelo aumento significativo de 1,72% no grupo de Habitação. O destaque desse grupo foi a energia elétrica residencial, que disparou 5,29%. Essa alta teve um impacto considerável no indicador, contribuindo com 0,26 ponto percentual.

Publicidade

Em outubro, o custo da energia elétrica ficou ainda mais elevado, com a bandeira tarifária vermelha patamar 2 em vigor. Essa bandeira adiciona R$ 7,87 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

O resultado de outubro representa uma aceleração de 0,41 ponto percentual em comparação ao mês anterior, quando o IPCA-15 registrou uma alta de apenas 0,13%. Em relação a outubro de 2023, a taxa foi de 0,21%.

Veja também

Imposto de Renda: Receita libera 1º lote residual de restituições

Imetro-SC identifica 23 irregularidades em produtos da cesta básica

Em um panorama mais amplo, o IPCA-15 acumula uma alta de 4,47% em 12 meses, acima dos 4,12% observados até setembro. No ano, o indicador avança 3,71%.

A prévia da inflação superou as expectativas do mercado financeiro, que previa uma alta de 0,50% para o mês e um acumulado de 4,43% em 12 meses.

Variação dos grupos em outubro

O IBGE informou que, em outubro, todos os nove grupos pesquisados apresentaram alta:

  • Alimentação e bebidas: 0,87%
  • Habitação: 1,72%
  • Artigos de residência: 0,41%
  • Vestuário: 0,43%
  • Transportes: -0,33%
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,49%
  • Despesas pessoais: 0,35%
  • Educação: 0,05%
  • Comunicação: 0,40%

Impactos em habitação, alimentação e saúde

O grupo de habitação viu não apenas o aumento nos preços da energia elétrica, mas também uma alta de 2,17% no gás de botijão.

Em alimentação e bebidas, os preços aumentaram 0,87%, gerando um impacto de 0,18 ponto percentual no índice. Os preços na alimentação em domicílio subiram 0,95%, enquanto na alimentação fora de casa aumentaram 0,66%.

Os maiores aumentos no grupo de alimentação vieram de produtos como contrafilé (5,42%), café moído (4,58%) e leite longa vida (2,00%). No setor de Saúde e cuidados pessoais, o avanço de 0,49% foi impulsionado pelos planos de saúde, que tiveram uma alta de 0,53%.

Queda nos Transportes

O grupo de transportes foi o único a registrar queda em outubro, com uma redução de 0,33%, impactando negativamente o IPCA-15 em 0,07 ponto percentual.

As passagens aéreas foram as principais responsáveis pela queda, com uma redução de 11,40%. As passagens de ônibus urbano (-2,49%), trem (-1,59%) e metrô (-1,28%) também tiveram preços menores, devido à gratuidade nas passagens durante o primeiro turno das eleições municipais em 6 de outubro.

Os combustíveis também apresentaram uma leve queda de 0,01%. Essa diminuição foi influenciada pela redução de 0,71% nos preços do gás veicular e 0,23% no óleo diesel. A gasolina se manteve estável, enquanto o etanol subiu apenas 0,02%.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frente fria muda o tempo no sábado e domingo em SC

O final de semana em Santa Catarina será marcado...

Autor do homicídio de segurança em Piratuba se entrega à polícia

O homem acusado de matar o segurança durante a...

Camionete parte ao meio após colidir em árvore na BR-282

Camionete parte ao meio após colidir em árvore na...

Alistamento Militar 2026 já começou: saiba como se inscrever

O Alistamento Militar 2026 começa nesta quinta-feira, 1º de...

Choque entre três veículos no trevo da BR-470 deixa crianças feridas

Na manhã desta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026,...

Mais Lidas da semana

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Menino morre afogado no rio do Peixe em Tangará

Um menino de 13 anos morreu vítima de afogamento...

Briga de trânsito causou morte de motorista esfaqueado em Ponte Serrada

Uma briga de trânsito resultou na morte de um...

Tempestade entre RS e SC produz um dos raios mais raros do mundo

Na noite de sábado, um fenômeno atmosférico raro chamou...

Outros Tópicos Interessantes