Os tutores de uma golden retriever em Joinville, Santa Catarina, tiveram uma surpresa inusitada. Durante uma viagem de férias, descobriram que sua cachorra de 45 kg estava grávida. O pai dos filhotes é um cão de porte pequeno, da raça shih tzu, que pesa entre 4 a 7,5 kg na vida adulta.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Márcia, tutora da golden retriever Nina, explicou que, durante uma viagem de 15 dias aos Estados Unidos em julho, Nina foi cuidada por uma pessoa de confiança durante a semana e ficou em um hotel de pets nos finais de semana. “E, por acaso, nesse período, ela entrou no cio”, contou.
A família retornou ao Brasil em 20 de julho, mas a gravidez não foi percebida até 50 dias depois, quando Márcia notou uma rigidez na barriga da cachorra.
“Eu pensei que ela tinha um tumor e mandei mensagem para a veterinária. Quando percebi que Nina tinha entrado no cio, tudo fez sentido”, lembrou Márcia.
Veja também
Cachorro caramelo é avistado no topo de Pirâmide no Egito
Cachorro-do-Mato é resgatado em Taió
A veterinária Letícia Condeixa, que atendeu Nina, confirmou a gravidez por meio de um ultrassom, onde foi possível estimar o tempo de gestação.
Juntas, a tutora e a equipe do hotel identificaram os machos não castrados que estiveram hospedados durante a estadia da golden retriever Nina. O shih tzu foi então apontado como o pai dos filhotes.
Letícia ressaltou que o cruzamento, embora inusitado, não representa risco à saúde dos animais. “O suposto pai é de porte pequeno e ela é de porte grande. O risco seria se fosse o contrário”, concluiu.
Nina deu à luz nove filhotes no dia 20 de setembro e foi castrada logo após a cesárea.
Márcia decidiu não informar os tutores do shih tzu e arcou com todos os custos da gestação e cuidados iniciais dos filhotes.
Um dos filhotes, apelidado de “Zé Milagre”, nasceu significativamente menor, pesando apenas 1 kg, enquanto os outros têm em média 2,8 kg com pouco mais de 30 dias.
“O veterinário disse que, sendo filho de um shih tzu, faz total sentido esse cachorrinho ter nascido desse tamanho”, comentou Márcia.
Os filhotes, que já foram adotados, devem ir para suas novas casas entre 40 e 45 dias.
Comoção na web
A história de Nina e seus filhotes divertiu os internautas, especialmente após a amiga de Márcia, Catharina Lima, divulgar o caso no X (antigo Twitter). A publicação alcançou mais de 3,5 milhões de visualizações.
Olha a cara desses bbs pic.twitter.com/YnsTko0mSK
— Catharina (@quasemiss) October 21, 2024
Portal RBV nas redes sociais