A previsão da Epagri/Ciram para os meses de novembro, dezembro e janeiro em Santa Catarina indica mudanças no clima, com temperaturas acima da média climatológica. As regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste devem registrar os dias mais quentes, com máximas frequentemente superando os 30°C.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Apesar do aquecimento, episódios isolados de frio e temperaturas próximas ou abaixo de 0°C ainda podem ocorrer, especialmente nas áreas altas do Planalto Sul, onde há risco de geada.
Chuva
Em relação à precipitação, a previsão é de chuvas próximas da média climatológica, mas com irregularidades.
As chuvas serão associadas à convecção e ao aquecimento da tarde, com alguns locais podendo ultrapassar a média. A meteorologista Gilsânia Cruz alerta para a possibilidade de eventos de chuva forte, temporais com atividade elétrica e até granizo.
Em novembro, a média de chuva deverá variar de 130 a 180 mm, diminuindo em relação ao mês anterior.
Veja também
Conta de energia fica mais barata em novembro
Caixa anuncia novas regras de financiamento imobiliários
Em dezembro, as chuvas, típicas do verão, ocorrerão especialmente à tarde e à noite, com acumulados entre 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e do Extremo Oeste ao Litoral Norte.
Já em janeiro, os volumes de chuva devem variar de 140 a 200 mm em todo o Estado.
Mudanças nas condições climáticas
Durante o trimestre, a atuação dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil deve diminuir. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa e redução de visibilidade são esperados nas noites e madrugadas, especialmente em novembro e dezembro.
Além disso, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial permanece em condição de neutralidade, sem a formação do fenômeno La Niña. Portanto, os catarinenses devem se preparar para mudanças no clima, comum trimestre de calor, chuvas irregulares e a necessidade de adaptação às variações climáticas.
Portal RBV nas redes sociais