Na segunda edição do Prêmio Lume, 12 escolas de Santa Catarina foram destacadas como referências em alfabetização. Escolas premiadas são de Arroio Trinta, Maravilha, Itaiópolis, Canoinhas. Curitibanos, São José do Cerrito, Blumenau, Luiz Alves, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Araranguá, Criciúma
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O anúncio foi feito pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta semana. Fábio de Souza Trajano, procurador-geral de Justiça do MPSC, expressou sua satisfação ao reconhecer o trabalho das instituições. Ele parabenizou as escolas premiadas e agradeceu aos educadores pelo esforço em promover uma educação de qualidade.
As escolas vencedoras, uma municipal e uma estadual de cada mesorregião — Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul — receberão um certificado e uma placa comemorativa.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 19 de novembro, às 13h30, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
Veja também
Animação mostra perigo de produtos tóxicos no alcance de crianças
Turismo rural e apicultura serão tema de palestra em Rio das Antas
Antes da entrega do prêmio, haverá a palestra “Transformação pelo afeto — que ninguém seja invisível ao seu lado”, ministrada pelo ator e escritor Fabrício Carpinejar.
Lista das Escolas Vencedoras
Mesorregião do Oeste Catarinense
- Escola de Educação Básica João XXIII, Maravilha
- Escola Municipal de 1º Grau Professora Jacy Falchetti, Arroio Trinta
Mesorregião do Norte Catarinense:
- Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski, Itaiópolis
- Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires, Canoinhas
Mesorregião Serrana:
- Escola de Educação Básica Santa Teresinha, Curitibanos
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião da Silva Ortiz, São José do Cerrito
Mesorregião do Vale do Itajaí:
- Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Muller, Blumenau
- Escola Municipal Vendelim Schweitzer, Luiz Alves
Mesorregião da Grande Florianópolis:
- Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker, Santo Amaro da Imperatriz
- Centro Educacional Municipal Interativo, São José
Mesorregião do Sul Catarinense:
- Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, Araranguá
- Escola Municipal de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, Criciúma
O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do MPSC, promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, ressaltou a importância do momento. Ele destacou que a educação exige comprometimento e que o direito à educação abrange diversas facetas.
“Reconhecer a boa gestão e as boas práticas é o resultado do compromisso assumido com o direito de crianças e adolescentes”, afirmou.
Organização do Prêmio Lume
O Prêmio Lume é promovido pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, que inclui o MPSC, o Tribunal de Contas de Santa Catarina, e outras oito instituições.
Participação no evento
Os interessados em participar do evento devem se inscrever até o dia 10 de novembro. É necessário realizar o cadastro na plataforma CEAF Virtual do MPSC, fornecendo nome, e-mail e CPF.
Em caso de dificuldades, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]. A inscrição pode ser feita clicando no link do evento. Haverá a emissão de certificado de quatro horas para a participação presencial.
Para aqueles que não puderem comparecer, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do MPSC no YouTube, sem emissão de certificado.
Portal RBV nas redes sociais