Rádios RBV

Escolas estaduais mudam critério de avaliação dos estudantes

Notas baixas em uma disciplina poderão ser compensadas por desempenhos melhores em outras

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Uma nova portaria da Secretaria de Estado da Educação estabelece um critério inovador para a aprovação de estudantes da Educação Básica e Profissional na rede pública: a “média global”. Esse cálculo será feito somando todas as notas obtidas em cada disciplina e dividindo o resultado pelo número total de matérias cursadas durante o ano.

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Segundo a normativa, publicada no Diário Oficial, os alunos precisam obter no mínimo a média 6,0 para serem aprovados.

Na prática, notas baixas em uma disciplina poderão ser compensadas por desempenhos melhores em outras, possibilitando uma avaliação mais equilibrada e abrangente do desempenho geral dos estudantes.

Essa mudança será implementada ainda neste ano letivo, com efeitos já aplicados nas avaliações finais dos alunos, faltando um mês para o encerramento do período de aulas.

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De acordo com a Secretaria de Educação, a decisão está alinhada à Resolução Nº 043 do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), que orienta as escolas da Rede Estadual a utilizarem a média global para avaliar seus alunos.

A Secretaria destaca que esse método promove uma avaliação “mais contínua e formativa”, oferecendo aos estudantes diversas oportunidades para demonstrar seu aprendizado ao longo do ano.

O comunicado também observa que outros estados brasileiros estão adotando modelos semelhantes, reforçando a tendência nacional em busca de uma abordagem mais inclusiva e dinâmica no processo de avaliação educacional.

Veja o que diz a nota

“Atendendo a Resolução Nº 043, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), as escolas da Rede Estadual de Ensino passam a adotar a média global para avaliação dos estudantes. A média global é a média aritmética das notas finais de todos os componentes/disciplinas da matriz curricular. Essa prática visa promover uma avaliação mais contínua e formativa, permitindo que os estudantes tenham várias oportunidades de demonstrar seu aprendizado. Assim como Santa Catarina, outros estados brasileiros têm adotado abordagens que consideram a média global em suas avaliações”.

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